Eldorado Business Tower é o primeiro edifício certificado Leed® Platinum da América Latina


(CTE) – 03/09/2009

No último dia 19 de agosto, o Eldorado Business Tower, localizado na Av. das Nações Unidas, região da Marginal Pinheiros da capital de São Paulo, obteve o LEED® C&S – Platinum, o mais alto nível de certificação Greenbuilding pelo USGBC (United States Greenbuilding Council). Este é o primeiro empreendimento certificado nessa categoria em toda a América Latina, o oitavo no mundo e o terceiro fora dos Estados Unidos, país de origem do USGBC. A certificação LEED® C&S (for Core & Shell) – que essencialmente avalia e reconhece as soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e na obra para reduzir os impactos ambientais de uma edificação, considerando o núcleo do edifício, todas as áreas comuns e as fachadas da edificação – só pode ser obtida pelo esforço da Gafisa S/A e São Carlos Empreendimentos, responsáveis pela incorporação, e pelo empenho e integração de todos os agentes envolvidos na concepção do Eldorado Business Tower: projetistas, construtora, consultores, fornecedores e administração predial.

Empreendimento com área construída de 128.645m², em um terreno de 10.379m², é composto por 32 pavimentos, 4 subsolos (1.805 vagas), edifício garagem com 7 pavimentos, centro de convenções e heliponto.

Entre os principais resultados que demonstram a alta performance ambiental do Eldorado Business Tower, pode-se destacar:

– 33% de economia de no consumo de água potável, comparado ao padrão norte-americano;
– 100% de economia de água potável para irrigação;
– 18% de economia no consumo de energia;
– 74% de todo resíduo gerado na obra foi desviado de aterros;
– 30% de todo material empregado é de origem reciclada;
– 50% de todo material adquirido é de origem local;
– 95% de toda madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council);
– 25% de redução da vazão e volume de água lançada na rede pública durante as chuvas.

Para Luís Fernando Bueno, Diretor de Operações da Gafisa, empresa responsável pela incorporação e construção do Eldorado Business Tower, “o EBT nasceu com a premissa de ser um dos mais modernos do mundo e ecologicamente correto. Isso norteou toda a sua concepção e obra, que se transformou em um novo marco urbano na cidade de São Paulo e do País. A certificação é o reconhecimento internacional não só do trabalho de toda equipe envolvida, como também do Brasil em produzir obras no mais alto padrão de qualidade, tecnologia e sustentabilidade do mundo.”

Para Anderson Benite, Diretor da Área de Sustentabilidade do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, empresa responsável pela consultoria em Greenbuilding para o edifício, “a certificação Platinum foi uma grande conquista para o empreendimento e um salto gigantesco para a evolução da construção sustentável no Brasil, demonstrando que este novo paradigma para a construção torna-se cada vez mais uma realidade”.

Diferenciais do projeto do Eldorado Business Tower que possibilitaram a certificação LEED® C&S – Platinum

Implantação e terreno sustentável
– Localizado em uma área urbanizada e comercial, com fácil acesso à estação de metrô, a diversos pontos de ônibus e a serviços básicos para aprimorar a conectividade com a comunidade local, incluindo passarela para integração e acesso dos ocupantes ao Shopping Center Eldorado.

– Instalação de cobertura verde e uso de revestimentos claros que reduzem o efeito de ilhas de calor nos pisos e nas coberturas.

– No estacionamento, 97% das vagas de garagem são cobertas, 91 vagas preferenciais são demarcadas para veículos movidos a álcool ou GNV, estando disponíveis 44 bicicletários e vestiários para os seus ocupantes.

– Maior área de infiltração do terreno, sistema de retenção e filtragem de água pluvial para diminuir o volume de água disposto na rede pública, reduzindo o potencial de enchentes no entorno.

– Adoção de controles rigorosos e treinamentos das equipes de obra para reduzir a poluição no solo e no ar proveniente das atividades de construção.

Uso racional da água
– Captação, tratamento e aproveitamento de águas pluviais para irrigação, lavagem de pisos e abastecimento de bacias sanitárias e mictórios das áreas comuns.

– Especificação de paisagismo com espécies de plantas nativas e adaptadas ao clima local, por consumirem menos água.

– Uso de equipamentos economizadores de água, como bacia com caixa acoplada com duplo acionamento (3 e 6 litros), mictórios de baixa vazão (0,7 litros por acionamento) e com fechamento automático, torneiras de lavatório com fechamento automático e torneiras de uso geral com restritores de vazão.

Eficiência energética
– Baixo percentual de área envidraçada e transparente na fachada (43%) e utilização de vidros de alto desempenho, reduzindo o ganho de carga térmica pelos ambientes internos e, conseqüentemente, a maior demanda de condicionamento de ar.

– Persianas dos andares tipo acopladas a um sistema inovador que controla automaticamente o fechamento e abertura, em função da incidência de radiação solar em cada fachada do edifício, reduzindo assim o ganho de carga térmica pelas fachadas e evitando o ofuscamento nos ambientes internos.

– Luminárias eficientes e projeto desenvolvido com baixa densidade de potência nos ambientes (watts/m²).

– Elevadores com sistema de antecipação de chamada e com mecanismo que recupera a energia durante as frenagens.

– Sistemas prediais devidamente comissionados, assegurando que foram executados e testados e que operam de acordo com o previsto em projeto.

– Sistema de medição de energia individualizado com sistema informatizado para o gerenciamento integrado de energia do edifício como um todo.

– Roda entálpica que aproveita a energia térmica remanescente do ar (frio), que é exaurido do prédio, permitindo esfriar o ar que está entrando no edifício, reduzindo assim o consumo de energia para o condicionamento de ar.

– Motores de alto desempenho com selo Procel.

– Condicionamento de ar inovador com sistema VRF (Variable Refrigerant Flow), sistema multi-split com uma unidade externa (condensadora) ligada a múltiplas unidades internas (evaporadoras), garantindo melhor distribuição do ar, maior flexibilidade no uso e a medição de consumo de energia de forma individualizada pelos locatários.

Materiais sustentáveis e recursos naturais
– Infraestrutura adequada para realização da coleta seletiva.

– Seleção e aplicação de materiais com alto conteúdo reciclado (30%).

– Materiais extraídos, beneficiados e manufaturados dentro de um raio de 800km (50%).

– Utilização de produtos com madeira certificada FSC (95%).

Qualidade do ambiente construído
– Utilização de gases refrigerantes para o sistema de condicionamento de ar com baixo potencial de agressão à camada de ozônio e ao aquecimento global.

– Proibição do fumo no interior do edifício e nas áreas próximas das tomadas de ar e janelas.

– Projeto desenvolvido para se obter uma alta taxa de renovação do ar nos ambientes e a sua filtragem por filtros especiais.

– Sensores de CO2 para monitorar e assegurar a adequada renovação do ar nos ambientes internos.

– Seleção e aquisição de tintas, selantes, vernizes e carpetes com baixa emissão de COV (Compostos Orgânicos Voláteis), prejudiciais à saúde dos ocupantes.

– Implantação de um Plano de Gestão da Qualidade do Ar Interno durante a fase de obra, garantindo o ambiente e os dutos de ar condicionado limpos para os ocupantes.

– Grandes áreas envidraçadas nas fachadas para garantir a integração do usuário com o ambiente externo (90%).

Principais parceiros envolvidos no empreendimento – Ficha Técnica

Incorporação: Gafisa e São Carlos Empreendimentos
Construção: Gafisa
Consultoria em Greenbuilding: CTE – Centro de Tecnologia de Edificações
Arquitetura: Aflalo & Gasperini Arquitetos
Projeto Condicionamento de Ar: Thermoplan
Projeto Estrutural: França e Associados e Cyrillo Jr.
Estrutura Metálica: Newton Nadruz e RCM
Luminotécnica: Franco & Fortes e Studio IX
Geradores: Catterpillar e Ecogen
Paisagismo: Benedito Abbud
Instalações: Enit
Automação Predial: SI2 Soluções Integradas Inteligentes
Caixilharia: Schuco, Adalume
Vidros: Glaverbel
Projeto Acústico: Akkerman
Projeto de Impermeabilização: Proassp Consultoria em Impermeabilizações
Projeto Elevadores: Empro
Fundações: Consultrix
Administração: CB Richard Ellis
Consultorias: Oswaldo Bueno Engenharia e Representações Ltda e Engenharia Gerencial, através de José Luiz de Martini, Ofos Consultoria Contra Incêndio

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.