Apartamento minimalista de 8 m² em Paris tem quarto embutido no armário


(Folha de São Paulo) – 21/12/14

Um apartamento de 8m² em Paris tenta responder a um dilema cada vez mais frequentes das grandes cidades: como ter o mínimo de qualidade de vida em espaços cada vez menores e mais caros?

O projeto concebido pelo escritório Kitoko Studio tenta provar que o espaço restrito não é obstáculo para planejar um apartamento confortável e funcional, aproveitando cada centímetro do ambiente.

O ambiente foi originalmente construído para ser usado como quarto de empregada do edifício e era conhecido pelo espaço apertado, com pouca circulação de ar. Ao longo dos anos, tinha virado um espaço para guardar objetos.

Quando os clientes procuraram pelos profissionais do escritório, pediram por uma transformação completa no quarto esquecido e sem uso, localizado sob a cobertura de um antigo prédio francês.

“Apesar da área pequena, o espaço deveria servir para dormir, cozinhar, comer, lavar as roupas, trabalhar e guardar o máximo possível de itens”, explicam os arquitetos.

No ambiente principal, um armário embutido esconde uma estante para livros que vira uma escada que conduz para a cama de solteiro na parte de cima.

Em outro compartimento, uma mesa embutida pode ser montada e ainda há espaço para guardar as roupas.

Uma pia com uma minigeladeira e um forno microondas perto da janela fazem as vezes de cozinha.

O importante, segundo eles, é que o ambiente garanta a independência do futuro morador. O apartamento é usado pelos donos para abrigar uma aluna de intercâmbio que fica com a família. No futuro, servirá também para hospedar visitas.

Para os arquitetos, o conceito do projeto é o mesmo de um canivete suíço: simples e compacto, que se desdobra em uma série de ferramentas úteis.

Fotos:http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/31363-apartamento-minimalista#foto-467089

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s