Impacto da reforma tributária pode ser muito grande para shoppings, dizem analistas


(Money Times) – 29/06/21

Segundo o banco, a tributação de dividendos em 20%, o fim dos juros sobre capital próprio (JCP) e a redução do imposto de renda de 34% para 29% não mudariam muita coisa para as ações do setor, mas os efeitos do fim da tributação do “lucro presumido” para empresas do setor imobiliário com mais de 50% das receitas derivadas de aluguéis seriam enormes.

“Vemos impactos similares para todas as companhias, uma vez que (i) Aliansce Sonae (ALSO3), brMalls (BRML3) e Iguatemi (IGTA3) têm um percentual parecido de shoppings sob a o regime de tributação de ‘lucro presumido’ e (ii) o imposto de renda da Multiplan (MULT3) não vai disparar, mas perderá todos os benefícios dos JCP”, comentaram os analistas Gustavo Cambauva e Elvis Credendio, em relatório divulgado ontem e obtido pelo Money Times.

Os analistas destacaram que, na média, os shoppings (com exceção de Multiplan) possuem 45% dos ativos sob regime de tributação de “lucro presumido” e 55% sob regime de “lucro real”.

“Portanto, com o fim da tributação do ‘lucro presumido’, esperamos que a alíquota do imposto de renda das companhias do setor seja bem maior”, afirmaram.

No geral, o BTG espera que o imposto de renda para as operadoras de shoppings seja de aproximadamente 29% (ante estimativa anterior de cerca de 19% em 2023), impactando o lucro líquido e a capacidade das empresas de pagar dividendos.

Considerando um cenário em que as mudanças foram implementadas, o banco estima que o fluxo de caixa operacional em 2023 deve cair aproximadamente 15% para as companhias no geral.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.