Shopping valoriza imóveis em 46%


(01/08/13) – Buildings News

A construção de um shopping tem impactos importantes para o seu entorno e pode valorizar significativamente os imóveis da região. Segundo pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), entre 2007 e 2011, a valorização de imóveis próximos a novos centros comerciais foi 46% superior ao restante da cidade, acompanhada de um aumento de 82% na arrecadação do IPTU pelos municípios.

Os dados foram levantados pela empresa Grupo de Estudos Urbanos, em 20 municípios entre 90 mil e 1 milhão de habitantes. Nos últimos cinco anos, 94 shoppings foram inaugurados no País. No entanto, segundo especialistas, a valorização é relativa e não se aplica a todos os casos. A valorização da área depende de outros aspectos, como, por exemplo, a localização do empreendimento e a forma com que o trânsito no entorno dos shoppings é manejado.

“O dado da valorização depende de onde o shopping está, de uma estratégia de território. Em alguns casos pode até desvalorizar, quando tiver um lugar estritamente residencial, por exemplo, em cidades pequenas, em que a população não quer esse movimento de veículos e de pessoas”, explica Margareth Matiko Uemura, arquiteta e urbanista do Instituto Polis.

O diretor do departamento de urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Kazuo Nakano, aponta que, no geral, o empreendimento gera valorização para alguns setores e para outros não.

“Quando (o shopping) começa a gerar muito tráfego nas ruas do entorno, essas ruas passam a ser mais desvalorizadas para moradia, mas para comércio passam a ser mais valorizadas”, explica. Conforme Nakano, em cidades com maior número de centros comerciais, os impactos se diluem um pouco se comparados a cidades menores, como as apontadas no estudo.

Pesquisa
Fazem parte do levantamento os municípios paulistas de Caraguatatuba, Cotia, Diadema, Hortolândia, São Vicente, Paulínia e Valinhos. De acordo com dados da Abrasce, São Paulo é o Estado com maior número de shoppings no país: são 155 em operação. Apenas Roraima não conta com nenhum shopping.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s