Confiança da construção tem uma leve melhora em junho após queda em maio, diz FGV


(PINIWEB – CONSTRUÇÃO MERCADO, Evelyn Oliveira – 26/06/2015)

Indicador aponta estabilidade ao alcançar 73,5 pontos ante os 72,9 registrados no mês anterior

i488546

Após registrar em maio o pior nível desde 2010, o Índice de Confiança da Construção (ICST) ficou praticamente estável em junho, ao variar 0,1% em relação ao mês anterior, alçando 73,5 pontos. Este movimento de estabilidade do indicador sucede uma queda de 4,7% em maio. Os dados são da Sondagem da Construção divulgada nesta sexta-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, apesar da acomodação na ponta, a pesquisa que encerra o semestre mostra o declínio da atividade setorial em 2015. Para a Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, “as condições financeiras das empresas pioraram e mesmo as expectativas, que registraram melhora neste mês, ainda estão bastante deprimidas, com predominância de projeções de queda da atividade da construção”.

O Índice de Expectativas (IE-CST) avançou 3%, após o recuo de 4% em maio, atingindo 89,9 pontos. Segundo a pesquisa, esse crescimento foi influenciado pelo indicador que mede as perspectivas para a situação dos negócios nos seis meses seguintes, que subiu 5,8% em relação ao mês anterior, alcançando 97 pontos.

Já o Índice da Situação Atual (ISA-CST) apresentou sua sétima queda consecutiva, ao recuar 4,2%, alcançando novo mínimo histórico de 57 pontos. Esse movimento negativo se influenciou pelo indicador que capta a evolução recente da atividade que variou -5,8%, alcançando o menor da série de 55,4 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s