Vendas de imóveis residenciais tiveram queda de 24,4% em São Paulo, diz Secovi


(G1) – 15/09/09

Entre janeiro e julho, 16.460 unidades foram vendidas na capital.
Projeção de lançamentos para o ano foi mantida.

As vendas de imóveis residenciais caíram 24,4% na cidade de São Paulo no período entre janeiro e julho deste ano, para 16.460 unidades, em comparação ao mesmo período do ano passado. A divulgação foi feita nesta terça-feira (15) pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).

No mês de julho, foram vendidas 2.092 unidades, o que representa queda de 41,5% na comparação com junho. Em nota, o Secovi-SP destacou que a sazonalidade de julho, mês de férias, precisa ser levada em conta nessa base de comparação.

Lançamentos
Ainda segundo o Secovi, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, o número de lançamentos de imóveis residenciais recuou 50,6% ante o mesmo intervalo de 2008, para 9,7 mil unidades. Conforme a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), foram lançadas 1.603 unidades em julho, 6,5% a menos que em junho.

Segundo a pesquisa divulgada, diversos fatores podem explicar essa timidez, conforme esclarece Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. “Predominância de lançamentos de condomínios-clube com várias torres, antes da crise do segundo semestre de 2008 e que continuam sendo vendidos; a redução de crédito para produção com recursos da poupança; e a diversificação de empreendimentos”, avalia.

Em relação aos lançamentos de escritórios comerciais, houve crescimento de 130,6% de janeiro a julho, para 1.870 unidades.

O Secovi-SP manteve a projeção de lançamentos para o ano, de 25 mil unidades.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.