Norma para manuais de uso, operação e manutenção das edificações está em consulta nacional


(PINIweb) – 17/12/10

NBR 14037 estabelece os requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos

Está em Consulta Nacional até o próximo dia 21 de janeiro de 2011 a NBR 14037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. O texto foi concebido no âmbito do CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O texto deve determinar, por meio de instruções claras e objetivas, as condições indispensáveis ao elaborar esse tipo de manual. A norma parte do princípio de que o processo construtivo de uma edificação é composto por mais etapas que apenas o projeto e a execução em canteiro. A NBR 14037 institui a percepção de que, uma vez que o uso efetivo só ocorre após a conclusão da obra, as etapas posteriores à construção têm importância na gerência do projeto.

De acordo com o coordenador da comissão de estudos responsável pelo desenvolvimento da norma, Ricardo Santaliestra Pina, para que a compreensão seja a mais ampla possível, a comissão de estudos teve a preocupação de utilizar linguagem didática para contemplar todas as obrigações pertinentes às atividades descritas pelo texto.

O coordenador explica também que a norma atende às exigências da legislação, que atualmente já obriga a elaboração de um manual de uso, operação e manutenção de edificações por parte do construtor ou do incorporador do empreendimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s