Casa pequena e sustentável


(Gazeta do Povo) – 06/05/12

Até o dia 24 de maio, na fren­­te da loja Tok Stok, es­­tará em exposição a Co­­coon, uma “casa-conceito” desenvolvida pela empresa Tecverde. A ideia da casa é oferecer soluções de moradia sustentável em 18 metros quadrados. Para ser funcional, o pequeno espaço aproveita cada metro quadrado possível. Com as medidas de 3 metros de altura, 6 de comprimento e 3 de largura, a Cocoon oferece sala, cozinha, quarto, escritório, lavanderia e banheiro.

A casa também possui sistema de automação de câmeras, sistema de segurança e iluminação por celular; isolamento térmico e acústico integral, iluminação LED e painéis solares para aquecimento de água. Na unidade conceito ainda pode ser instalado um sistema de reaproveitamento de água da chuva e tratamento de esgoto local (quando não há conexão com a rede). Outro diferencial é o teto verde, que utiliza matéria prima renovável e proporciona maior conforto térmico e acústico.

Expor a casa tem como objetivo coletar a opinião e aceitação do público para o projeto, com a finalidade de torná-lo um produto à venda em 2013. “Queremos colocar o Cocoon a venda pela internet, com opções de personalização e entrega em 15 dias”, explica Caio Bonatto, diretor da empresa.

O Cocoon é um projeto desenvolvido com a coordenação do arquiteto Pedro Moreira e possui 18 metros quadrados bem aproveitados. A Cocoon foi inspirada no conceito europeu de viver small footprint living, ou seja, com “pequena pegada de carbono“. “Uti­­lizamos materiais sustentáveis e o máximo de aproveitamento de espaço, mas procuramos nos diferenciar dos containers usados no exterior. As dimensões são maiores que as de um container, além do material“, explica.

O projeto também vela em conta as correntes das arquiteturas navais e japonesas, que são especializadas em aproveitar pequenos espaços. “Há situações em que basta um pequeno espaço com todas as fun­­ções que a pessoa precisa – quarto, cozinha, lavanderia, banheiro, sala de jantar e estar. Conseguimos colocar tudo isso em 18 metros quadrados”, diz Bonatto.

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.