Cresce mercado de locação de escritórios de alto padrão


(Estadão) – 17/04/15

Apesar do aumento da vacância, tendência do valor do aluguel é voltar a superar a inflação no longo prazo

Existe hoje uma oportunidade de ouro no mercado de lajes corporativas de alto padrão, afirmou Walter Luiz Monteiro Cardoso, presidente da CB Richard Ellis, uma das gigantes do setor de locação de escritórios, durante palestra no Summit Imobiliário Brasil 2015.

Segundo ele, apesar do avanço da vacância e da queda no preço de locação, não há crise de demanda. Tanto é que absorção de locação de novos escritórios cresceu 12% no 1º trimestre deste em relação ao 4º trimestre de 2014 em São Paulo. Segundo ele, as companhias estão aproveitando a grande oferta de produtos novos no mercado para mudar de endereço: saindo de escritórios mais antigos e menos eficientes para imóveis mais modernos e novos.

Essa relação entre o custo e o benefício aparece no preço. As empresas que estão mudando de endereço conseguem locar o imóvel novo e mais eficiente por um preço equivalente ou até inferior ao que pagavam pelo aluguel do antigo. O ganho não aparece apenas no preço. Como os novos empreendimentos são mais eficientes, as empresas estão conseguindo reduzir a área ocupada e usufruindo de mais benefícios.

“O fato de as empresas estarem mudando é sinal de que mercado continua saudável, apesar da vacância ter subido”, disse Fabio Maceira, presidente para o Brasil da Jones Lang LaSalle, empresa que atua na locação de imóveis corporativos.

Um indicador, segundo o executivo, que mostra que existem boas oportunidades nesse segmento de lajes de alto padrão é que desde 2003 os valores dos aluguéis têm crescido acima da inflação. No momento atual isso não está ocorrendo porque a inflação está em níveis elevados. “Mas, no longo prazo, a tendência é de recuperação.”

Outra comparação feita por Maceira em palestra no evento foi entre o comportamento do valor das lajes corporativas de alto padrão e o juro real, isto é, descontada a inflação do período. Numa série histórica, ele mostra que o valor do imóvel mantém um spread alto acima da inflação.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s