SindusCon-SP: rebaixamento do Brasil afeta investimento e PIB da construção pode cair mais


(Agência Estado) – 09/09/15

O fluxo de investimentos no setor de construção civil deve ser ainda mais prejudicado com o rebaixamento do rating do Brasil pela agência de classificação de riscos Standard & Poor’s, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), José Romeu Ferraz Neto. Para o executivo, o Produto Interno Bruto (PIB) da Construção deve sofrer com a ação de rating, com uma possível retração de 8% em 2015.

“No nosso setor, determinados fundos só podem investir em países com grau de investimento. Em parte, a perda do grau de investimento já estava precificada e recursos novos já não estavam chegando. Mas vamos ter de ver como será o processo de retirada de capital”, afirmou o executivo.

O presidente do Sinduscon-SP ressaltou que o País precisa de capital estrangeiro e, agora, o governo vai ter de reforçar a “lição de casa”. “Em um primeiro momento, vai ter de cortar despesas e, em seguida, redimensionar o tamanho do Estado na economia. Aumentar imposto não adianta”, acrescentou.

O executivo destacou ainda que a economia tem mostrado um ritmo de deterioração acima do esperado. “Não estávamos esperando a perda do grau de investimento tão cedo”, afirmou. A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou o rating do Brasil de BBB- para BB+ e manteve a perspectiva negativa da nota. Com o rebaixamento, o País passa a ser grau especulativo pela agência.

O rebaixamento da nota do Brasil pela S&P ocorre pouco mais de um mês depois de a agência ter revisado a perspectiva do rating do País de estável para negativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s