(aU) – 04/11/16
Empreendimento de 320 metros de altura terá um espaço público no andar térreo, com lojas, restaurantes e galerias de arte
Foi apresentado na semana passada o novo projeto do escritório londrino Foster and Partners: dois edifícios residenciais em Miami, nos Estados Unidos, que serão os mais altos da costa leste ao sul de Manhattan. O empreendimento contará com um espaço aberto ao público no andar térreo, composto por uma variedade de restaurantes, lojas e galerias de arte, além de um jardim tropical.
As duas torres de 320 metros de altura são interconectadas. A estrutura de concreto esculpida foi desenvolvida levando em consideração razões ambientais, sombreando os 660 apartamentos e maximizando a luz natural. Há ainda dois andares subterrâneos de estacionamentos.
Para atenuar o efeito de ventos fortes, a construção conta com claraboias, que podem ser levadas à praça central e funcionar como corta-ventos. Elas foram projetadas para suportarem a força de furacões, suportadas por vigas de cinto amarradas para garantir estabilidade.
O design do prédio foi desenvolvido a partir da ideia de que a arquitetura nasce das necessidades das pessoas – materiais e espirituais – e uma preocupação com o contexto físico, cultural e climático do lugar. Dessa forma, o design, segundo o escritório, surge de uma síntese de todos os elementos que formam o caráter do edifício: a sua estrutura, ecologia, qualidade da luz natural, simbolismo da forma, a relação à paisagem e à forma que as pessoas de movimentam por e ao redor dele.
“Nós compartilhamos a visão da cidade de Miami para uma densidade urbana aumentada, e o design dessas altas torres liberam espaço no térreo para a criação de uma praça pública, com lojas, restaurantes e galerias de arte, que servirão a comunidade local e os novos residentes da torre. A base do edifício continua o eixo da rua 12th, trazendo vida de volta à baía. É uma resposta cívica à visão iluminada da cidade, e fará uma contribuição importante aos espaços públicos de Miami”, afirmou Norman Foster.