Foster and Partners divulga projeto de edifícios que serão os mais altos de Miami, nos Estados Unidos


(aU) – 04/11/16

Empreendimento de 320 metros de altura terá um espaço público no andar térreo, com lojas, restaurantes e galerias de arte

i533125

Foi apresentado na semana passada o novo projeto do escritório londrino Foster and Partners: dois edifícios residenciais em Miami, nos Estados Unidos, que serão os mais altos da costa leste ao sul de Manhattan. O empreendimento contará com um espaço aberto ao público no andar térreo, composto por uma variedade de restaurantes, lojas e galerias de arte, além de um jardim tropical.

As duas torres de 320 metros de altura são interconectadas. A estrutura de concreto esculpida foi desenvolvida levando em consideração razões ambientais, sombreando os 660 apartamentos e maximizando a luz natural. Há ainda dois andares subterrâneos de estacionamentos.

g533124s

Para atenuar o efeito de ventos fortes, a construção conta com claraboias, que podem ser levadas à praça central e funcionar como corta-ventos. Elas foram projetadas para suportarem a força de furacões, suportadas por vigas de cinto amarradas para garantir estabilidade.

O design do prédio foi desenvolvido a partir da ideia de que a arquitetura nasce das necessidades das pessoas – materiais e espirituais – e uma preocupação com o contexto físico, cultural e climático do lugar. Dessa forma, o design, segundo o escritório, surge de uma síntese de todos os elementos que formam o caráter do edifício: a sua estrutura, ecologia, qualidade da luz natural, simbolismo da forma, a relação à paisagem e à forma que as pessoas de movimentam por e ao redor dele.

“Nós compartilhamos a visão da cidade de Miami para uma densidade urbana aumentada, e o design dessas altas torres liberam espaço no térreo para a criação de uma praça pública, com lojas, restaurantes e galerias de arte, que servirão a comunidade local e os novos residentes da torre. A base do edifício continua o eixo da rua 12th, trazendo vida de volta à baía. É uma resposta cívica à visão iluminada da cidade, e fará uma contribuição importante aos espaços públicos de Miami”, afirmou Norman Foster.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s