Elevador sem cabos e que anda também na horizontal será inaugurado hoje na Alemanha


(Gazeta do Povo) – 22/06/17

O MULTI economiza espaço e energia, aumenta a eficiência do sistema e deve promover uma revolução na arquitetura das grandes construções nas cidades

A Thyssenkrupp inaugura hoje (22), em sua torre de testes em Rottweil, na Alemanha, a primeira operação do MULTI, um novo sistema de elevadores que dispensa cabos, abriga diversas cabinas em trânsito simultâneo e pode se mover também na horizontal.

O MULTI lembra um sistema de metrô dentro dos prédios. Em vez de cabos, as cabinas se movimentam por trilhos que, em alguns pontos rotacionam 90º, permitindo o trânsito horizontal delas. A segurança é garantida por um sistema de freios de vários níveis redundantes.

Segundo a Thyssenkrupp, o MULTI pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior, reduzir o gasto com energia em até 60% em relação a elevadores convencionais e ocupar 25% menos espaço. E por permitir o trânsito horizontal e não ter limitações de altura, seu uso pode impulsionar uma nova fase na arquitetura moderna de grandes construções nas cidades.

Veja o funcionamento do MULTI:

Assista ao vídeo.

A Thyssenkrupp classifica o MULTI como “uma das inovações mais avançadas do setor do século XXI.” Antony Wood, diretor executivo do Conselho sobre Edifícios altos e Habitat Urbano (CTBUH), foi além: “Este é talvez o maior desenvolvimento na indústria de elevadores desde a invenção do elevador há cerca de 165 anos.”

A inauguração do MULTI em Rottweil será na torre de testes da empresa, que tem 246 metros e conta com 12 poços para testes com velocidade de viagem de até 18 metros por segundo. Três desses poços serão usados para o teste do MULTI. A solenidade terá a presença de 200 representantes da indústria, incluindo Andreas Schierenbeck, CEO da Thyssenkrupp; Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate, e Antony Wood, diretor executivo do CTBUH.

A OVG Real Estate, empresa de negócios imobiliários com grande atuação na Europa, aproveitará a ocasião para assinar o primeiro contrato comercial do MULTI. A empresa pretende instalar o MULTI em seu novo empreendimento, um prédio no East Side Tower, em Berlim, Alemanha.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s