Gafisa compra shoppings no Rio e entra em properties


(Brazil Journal) – 27/10/20

A Gafisa está finalizando a compra de dois shoppings no Rio — o Fashion Mall e o Guadalupe Shopping — na primeira aquisição da empresa para criar seu braço de properties, um caminho já trilhado por incorporadoras como Cyrela e JHSF, fontes a par das negociações disseram ao Brazil Journal.

Até os anos 90 o shopping the referência em alta renda no Rio, o Fashion Mall perdeu tráfego para o Shopping Leblon e o Village Mall, na Barra. Agora, a Gafisa pretende transformar o Fashion Mall, construindo uma torre corporativa para abrigar um grande centro de clínicas médicas, incluindo um hospital dia.

No Guadalupe Shopping, que fica na zona norte da cidade, a ideia é transformar a propriedade num shopping de entretenimento para a classe B. Ambos os shoppings pertencem a fundos administrados pela HSI.

Ambos as aquisições são o embrião da Gafisa Properties, que assim como a Cyrela Commercial Properties ou a BR Properties também pode desenvolver ou comprar prédios comerciais para renda.

O valor das aquisições não está claro, mas a Gafisa tem quase R$ 1 bilhão em caixa depois que seus acionistas fizeram quatro aumentos de capital na companhia desde 2019. A companhia vale R$ 1,3 bi na Bolsa.

O maior acionista da Gafisa é o empresário Nelson Tanure, com cerca de 30% do capital, mas alguns acionistas antigos voltaram à base acionária recentemente.

As aquisições dos shoppings e outras que a empresa anunciou recentemente marcam uma volta da Gafisa ao Rio de Janeiro, um mercado que a incorporadora havia abandonado há alguns anos.

A Gafisa está retomando quatro projetos que estavam parados na cidade, e acaba de adquirir um terreno na avenida Delfim Moreira, no Leblon, para um projeto residencial icônico que deve ser lançado no início de 2021.

A companhia comprou o terreno dos herdeiros da família Villela Pedras e encomendou o projeto ao Gensler, um dos escritórios de arquitetura mais renomados do mundo.

No mês passado, a Gafisa também comprou quatro empreendimentos residenciais da Calçada, uma construtora carioca. O CEO da Calçada, João Paulo Calçada, agora é o presidente da Gafisa Rio.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.