Após aval do Banco Central, fintech quer lançar hipoteca reversa no Brasil


(Portas Abertas – Loft) – 07/03/24

A fintech LendMe está pronta para lançar a hipoteca reversa após passar por testes no ambiente regulatório experimental do Banco Central (BC) nos últimos dois anos. Nesse tipo de financiamento, destinado a pessoas acima de 65 anos, o cliente recebe valores em troca do imóvel cedido ao banco, funcionando como uma aposentadoria complementar. A instituição financeira paga uma renda vitalícia ou um montante à vista, enquanto o tomador continua residindo no imóvel.

Elyseu Mardegan Jr., presidente da LendMe, afirma que a empresa é a primeira e única no mercado brasileiro pronta para lançar o produto. Assessorada pelo escritório de advocacia Pinheiro Neto e pela consultoria SeniorLab, a fintech está em negociações com uma instituição financeira para lançar o produto nacionalmente.

Mas para que possa sair do papel, é preciso aprovação no Congresso Nacional: o projeto de Lei 3096/2015, que regulamenta a hipoteca reversa, está em fase final de análise por parlamentares em Brasília. Segundo Mardegan, há expectativa de votação em plenário ainda este ano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.