Global Equity lança FIP com foco em pequena construtora


Gazeta Mercantil – SP – 02.04.2008

Para concorrer no mercado imobiliário com grandes empresas do setor, que recentemente conseguiram captar recursos com o ingresso no mercado de capitais, as construtoras e incorporadoras de pequeno e médio porte começam a buscar a parceria com os fundos de private equity.

Com foco nesse nicho de mercado ainda descapitalizado, a Global Equity está lançando um FIP (Fundo de Investimento em Participações), o Global Equity Properties FIP, destinado a investidores qualificados nacionais e internacionais, com a previsão de captação de R$ 500 milhões. A operação deve ser fechada até o dia 30 de abril. Segundo o diretor de private equity da gestora, Carlos Cesar Ruiz, cerca de 30% desse montante deve ser captado com um fundo de private equity estrangeiro e o restante será aportado por investidores institucionais brasileiros. “O objetivo é alcançar uma taxa de performance do fundo de 20% do que exceder o IPCA mais 8%”, afirma Ruiz.

O fundo terá como foco o investimento em projetos imobiliários de construtoras e incoporadoras de pequeno e médio porte de até R$ 50 milhões de VGV (Valor Garla de Vendas), que possam oferecer um retorno de cerca de 30% ao ano. “Fechamos inicialmente com um grupo de 20 construtoras que atuam fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, com presença no interior desses Estados, em Minas Gerais e na região Nordeste”, afirma.

Ele destaca que, dentro desse setor, o fundo poderá investir nas áreas de imóveis comerciais, residenciais, de rede hoteleiras e do setor turístico no Nordeste. “Nós vamos investir nos projetos através da criação de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), em que o fundo poderá deter 51% de participação”, afirma.

Ruiz ressalta que o setor imobiliário ainda tem um grande potencial para crescer no Brasil, com um déficit habitacional de cerca de 8 milhões de residências e alongamento dos prazos de financiamento.

Alternativa de capitalização

Além disso, esse fundo constitui uma alternativa que as construtoras poderão contar para buscar captação de recursos para viabilizar seus projetos de maneira competitiva. Até então, a opção para essas empresas era se associar a grandes construtoras para desenvolver seus empreendimentos ou vender seus projetos para esse grupos, o que acarretava desde perda de autonomia para seus projetos, até conflitos de cultura. Agora elas podem contar, segundo Ruiz, com os fundos de private equity como sócios para seus investimentos como uma forma de conseguir financiamento mais barato.

“Trata-se de um fundo inovador por ser o primeiro FIP imobiliário voltado para projetos diversos, diferente da maioria dos FIPs que acabam investindo apenas em um projeto de grande porte”, destaca.

Ruiz afirma que esse fundo preenche uma lacuna no mercado e dá ao investidor a possibilidade de investir diretamente em projetos, em vez de aplicar na empresa, o que proporciona uma alta taxa de retorno, com menor volatilidade, por apresentar baixa correlação com a bolsa. Aquecimento do mercado

O lançamento do fundo Global Equity Properties FIP marca a retomada da atuação da Global Equity no mercado de private equity. Segundo Ruiz, esse setor deve estar bastante aquecido neste ano, com a redução das emissões no mercado de capitais, com a crise no cenário externo. “É uma forma de as empresas obterem financiamento mais barato e de os investidores alcançarem um alto rendimento”, afirma.

Ele destaca que, mesmo com a crise no mercado imobiliário norte-americano, muitos fundos de private equity estrangeiros começaram a voltar seus interesses para o investimento em mercados emergentes. “Só que, ao contrário do nosso fundo, que oferece uma diversificação dos riscos com a inclusão de diferentes projetos no portfólio, os grandes fundos estrangeiros costumam entrar apenas em grandes empreendimentos imobiliários”, afirma.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s