Bosch investirá em sistemas de automação predial


Empresa pretende transferir expertise com motores automotivos para o mercado residencial
(Mercado Imobiliário, Por Rafael Frank)

A Bosch pretende aumentar sua participação no mercado de automação predial a partir de 2009. Embora atue nesse segmento desde 2006, somente agora a multinacional alemã passou a investir fortemente em diversos produtos e participar de eventos ligados ao setor de automação, construção civil e mercado imobiliário.

Segundo Renato Alves, chefe de vendas do setor Industrial Business da Bosch, houve expressivo aumento no número de cotações e vendas para automação residencial em 2008. “Todo o setor possui expectativa muito grande para os próximos dez anos”, afirmou sem revelar números. Nessa tendência, a Bosch aposta em seu know-how de motores elétricos, originalmente desenvolvidos para a indústria automobilística, para aplicação em residências. Por exemplo, um motor originalmente utilizado para levantar os vidros do carro pode ser usado para abertura e fechamento de janelas. Segundo Alves, o público reconhece a expertise da marca no segmento automotivo, o que gera confiança no produto.

A empresa também apostará na integração dos motores com outros sistemas. Para isso, vai disponibilizar o Sistema BIS – Plataforma de Integração Predial. O sistema de automação atua como uma plataforma modular de integração de funções para o gerenciamento completo de ambientes. Entre as funções controladas estão a climatização, iluminação, sistema de alarme, detecção de incêndio, controle de acesso e monitoramento de imagens. O lançamento do BIS será na ISC Brasil 2009 (International Security Conferente & Exposition), que acontece de 17 a 19 de março em São Paulo (SP). Já os motores para automatização residencial serão apresentados na Feicon (Feira Internacional da Industria de Construção), que acontece de 24 a 28 de março também na capital paulista.

Na opinião de Alves, a automação deixará de ser uma benfeitoria dispendiosa. O argumento do chefe de vendas da Bosch está na capacidade elevada de produção da fábrica e, consequentemente, diminuição de preços pelo aumento da oferta. “Há cerca de mil combinações possíveis para nossos motores e podemos ainda desenvolver algumas soluções em parceria. Depois de 20 anos trabalhando apenas no setor automotivo, a Bosch passará a oferecer soluções para qualquer questão que necessite de mobilidade automatizada”, finaliza.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s