Tribunal cassa liminar que impedia construção de monotrilho em São Paulo


(PINIweb) – 01/07/11

Primeiro trecho da linha, ligando Congonhas à estação Morumbi, deve entrar em operação em 2014

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) cassou ontem (30) a liminar que impedia a assinatura de contrato para a construção da futura linha 17 do metrô de São Paulo, que ligará a estação São Paulo-Morumbi da linha 4 e a estação Jabaquara da linha 1, passando pelo aeroporto de Congonhas, na zona Sul da cidade.

Segundo o pedido de liminar impetrado pela Sociedade de Amigos da Vila Inah e Jardim Leonor (Saviah), o sistema previsto, em monotrilho, provocaria impacto degradante similar ao do Minhocão, no centro da cidade. Além disso, os moradores da região também alegaram um suposto favorecimento ao São Paulo Futebol Clube, pois a linha passará perto do estádio do Morumbi.

O desembargador Torres de Carvalho, da Câmara Reservada ao Meio Ambiente do TJ, afirmou que a licença prévia não é requisito para abrir a licitação e que não via evidências de favorecimento ao clube. Sobre a opção pelo monotrilho, disse que não cabe à Justiça definir a forma de transporte mais adequada.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que o contrato deve ser assinado amanhã (2), para que as obras se iniciem o mais rápido possível.

Segundo o Metrô, o primeiro trecho da linha, o que liga Congonhas à Estação Morumbi – Linha 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – deverá entrar em operação em 2014.

A construção ficará a cargo do consórcio Monotrilho Integração, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE. A linha 17 terá 18 estações, com 17,9 km de extensão e deverá custar R$ 2 bilhões.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s