Indice FIPE ZAP


(Eduardo Quiza) – 30/07/11

O Índice FIPE ZAP de Preços de Imóveis Anunciados é o indicador de preços de imóveis produzido em parceria entre a FIPE e o ZAP Imóveis

Segundo Eduardo Zylberstajn, Coordenador do Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados, o mercado imobiliário carecia de um indicador abrangente e confiável que acompanhasse a evolução dos preços de venda e o valor de locação dos imóveis – “No Brasil, esse desafio é ainda maior. Os registros e os cartórios de imóveis não têm um banco de dados público de fácil acesso; mesmo se tivessem, sabe-se que muitas das escrituras por vezes não refletem os valores de fato transacionados”.

“Para construir o índice a Fipe firmou uma parceria com o ZAP, um portal de classificados na internet. O Zap possui uma grande massa de anúncios; no caso dos imóveis, são quase 200.000 a cada mês. Além disso, em algumas cidades (São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo), os anúncios estão disponíveis desde dezembro de 2007. Isso permitiu construir um índice com 3 anos de cobertura”, afirma Eduardo Zylberstajn.

Com esses dados, a Fipe se responsabilizou pelo desenvolvimento da metodologia que resultou no Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados. Essa metodologia é descrita nas notas metodológicas (Índice FipeZAP – Notas Metodológicas v20110216).

No site do Fipe Zap é possível consulte as séries históricas do preço e do valor do aluguel dos imóveis, para o índice composto nacional ou, individualmente para os municípios de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo e o Distrito Federal.

No site do Zap existe uma ferramenta que mostra a variação do FipeZap comparada a outros índices como INCC, Ibovespa e CDI.

Anúncios

Um comentário sobre “Indice FIPE ZAP

  1. Pingback: Falta de indicadores ofusca rumos do setor imobiliário « Mercado Imobiliário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s