Integração de fachadas históricas para potencializar o espaço urbano


(Espaço Thá OnLine 24/04/2013)

banner_arquitetura

A história de uma cidade pode ser contada através dos seus monumentos, suas praças e ruas, e também por seus edifícios. O estilo arquitetônico predominante em diferentes épocas pode ser observado nas construções presentes em grandes cidades, e diversos episódios que marcaram a história do local acabam ficando presentes na vida das pessoas pelas fachadas de prédios históricos, especialmente os que remetem ao início do século. Cidades como Curitiba, com mais de 300 anos, costumam possuir políticas que estabelecem as edificações que devem ser conservadas como forma de preservar a ocupação histórica da cidade.

Na capital paranaense estas construções são conhecidas como UIPs (Unidades de Interesse de Preservação), e são protegidas com base numa legislação da prefeitura. Boa parte delas foram construídas entre as últimas décadas do século XIX até 1940, aproximadamente, e hoje compõem um cenário que proporciona beleza atrelada à história, especialmente na região central da cidade.

Muitas vezes devido ao tempo, o desgaste dessas edificações fica aparente, e para não permitir a destruição de um patrimônio histórico uma das melhores opções é a reforma e adaptação do espaço para uma nova utilização, ou até mesmo a união dele com uma construção mais moderna, que traga vida ao prédio, mantendo a fachada original assim como os detalhes que caracterizam o edifício, sua história e sua preservação.

Em Curitiba vários destes edifícios foram restaurados e hoje abrigam as mais variadas estruturas. No Centro Histórico a gastronomia e os espaços culturais ocupam parte deles com teatros, ateliês, bares e restaurantes. Na região da Rua Riachuelo e da Praça Generoso Marques vários são os estabelecimentos que souberam aproveitar a beleza da fachada histórica para agregar qualidades e diferenciais ao seu negócio.

Grupo Thá

A presença da UIP pode também fazer diferença no dia a dia de pessoas que transitam em empreendimentos maiores e modernos como prédios comerciais ou residenciais. No Evolution Towers, complexo multifuncional entregue pela Thá em 2003, a fachada histórica presente no local anteriormente foi mantida e integrada ao projeto do edifício, aliando a modernidade de um dos maiores comerciais da cidade com a tradição de mais esta UIP. O Seventh Avenue Live & Work tem um conceito diferenciado que além de toda a tecnologia soube integrar a famosa Ponte Preta ao seu projeto, proporcionando um acesso entre o empreendimento e as futuras instalações da UFPR.

A restauração permite que a história esteja também mais presente na vida de quem passa por ali, sem contar o que agrega ao espaço urbano da região. A iniciativa demonstra também a preocupação da empresa em entregar para a cidade obras que restaurem um pouco da sua história e não deixem que lembranças caiam no esquecimento dos seus moradores.

Anúncios

Um comentário sobre “Integração de fachadas históricas para potencializar o espaço urbano

  1. Pingback: Integração de fachadas históricas para potencializar o espaço urbano | Imobi News

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s