O megaprojeto da Tesla que garantirá energia solar 24h no Havaí


(Exame – Vanessa Barbosa) 13/03/2017

tesla1
Projeto de armazenamento de energia solar em Kauai no Havaí instalado pela Tesla (Tesla/Reprodução)

São Paulo – Conhecida por suas densas florestas e belas cascatas, a ilha de Kauai, no Havaí, tem uma abundância de luz solar de fazer inveja. Apesar disso, a ilha depende muito de óleo diesel, fonte de eletricidade cara e poluente, que destoa do seu cenário paradisíaco. Mas isso vai mudar.
Mirando num futuro mais limpo e sustentável, a americana Tesla concluiu nesta semana o megaprojeto de instalação de uma fazenda solar na ilha. Como o sol não brilha a todo tempo, a empresa do Vale do Silício também instalou um conjunto de baterias para armazenamento de energia durante os picos de produção.
Com isso, os habitantes de Kauai poderão consumir eletricidade de fonte renovável mesmo durante a noite ou períodos de pouca produção, e com um detalhe: os custos da energia gerada a partir da usina solar serão menores do que o uso de diesel.

Segundo comunicado da Tesla, a usina solar de 13 megawatts de capacidade de geração é composta por 54.978 painéis combinados com 272 baterias, chamadas de “powerpacks”, de 52 megawatt-hora (MWh). Este é o maior projeto de armazenamento de energia solar do tipo desde que a Tesla comprou a empresa Solar City.
A concessionária local Kauai Island Utility Cooperative (KIUC) assinou um contrato de 20 anos com a Tesla para comprar eletricidade por 13,9 centavos de dólares o quilowatt-hora. Pelos seus cálculos, a investida vai evitar o uso de 6 milhões de litros de combustíveis poluentes por ano, o equivalente a quase duas piscinas olímpicas.

Kauai não é a primeira ilha que a Tesla está abastecendo com energia solar. No ano passado, a empresa instalou painéis solares e baterias na ilha de Ta’u na Samoa Americana, em um projeto mais compacto.

tesla3

Para o Havaí, a instalação da usina solar e das baterias de armazenamento é mais um passo para alcançar seu objetivo de alimentar o estado com 100% de fontes renováveis até 2045. Para a Tesla, é mais uma janela que se abre para o futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s