Lançamentos imobiliários de R$ 50 bi previstos para 2020 cairão em 80%


(Estado de S.Paulo) – 14/05/20

A indústria da construção tinha projetos de lançamento imobiliário para 2020 que somavam R$ 50 bilhões. O baque na economia decorrente da pandemia de covid-19 fez com que 82% desses investimentos fossem cancelados ou estejam em revisão para postergação. É o que mostra pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que será divulgada na próxima semana. Apesar de os números não estarem totalmente fechados, o impacto futuro será muito forte, segundo José Carlos Martins, presidente da CBIC. Feita com os associados da entidade, a pesquisa tinha como pergunta central: “Continua pretendendo lançar?”. As respostas menos pessimistas se referiam, no mínimo, à protelação de obra. O problema, segundo Martins, é que sem vender, não se começa outro empreendimento.

O resultado divulgado esta semana em relação aos saques de seguro-desemprego mostrou um surpreendente saldo no setor: menos pedidos em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Resultado, em sua avaliação, de medidas paliativas adotadas na indústria da construção, como antecipação de férias e feriados, corte de jornada de trabalho e salários na tentativa de preservar empregos. Para isso, foi adotado um protocolo de padrão de segurança, que incluiu medidas como máscaras, medição de temperatura e testes em empresas que os conseguirem.

Apesar das medidas, as vendas imobiliárias caíram 60% no intervalo de fevereiro a abril. De acordo com Martins, haverá impacto no futuro porque o segmento tem características diferentes, com contratos de longo prazo.

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.