SaaS pra toda obra: Ambar faz M&A e dobra aposta em software


(Exame) – 07/10/21

A Ambar — uma startup que tenta aumentar a eficiência dos canteiros de obras — acaba de adquirir a Autodoc, uma empresa de software as a service que ajuda construtoras a gerir o processo de construção.

A transação amplia a vertical de software da Ambar e acrescenta mais uma peça em sua estratégia de digitalização da construção civil.

A Ambar está pagando R$ 76 milhões por 100% da empresa — em dinheiro e ações — mas o valor pode subir para R$ 100 milhões incluindo o earnout. Os fundadores da Autodoc, Ana Ribeiro e Thiago Pinto, vão continuar à frente do negócio.

A Ambar nasceu oito anos atrás focada na construção modular: ela fabrica peças pré-moldadas e depois as despacha para as construtoras, que fazem a montagem como uma espécie de “Lego”.

Esse tipo de construção offsite já é relativamente comum no setor, mas a fabricação tipicamente é feita projeto a projeto, sem padronização e escala.

“Nosso grande diferencial foi conseguir identificar padrões comuns a todas as obras e criar módulos de paredes extremamente padronizados, dando escala ao processo e gerando eficiência,” Bruno Balbinot, o fundador da Ambar, disse ao Brazil Journal. “A parede de um banheiro sempre vai ter uma privada, um interruptor e uma entrada pro chuveiro, por exemplo.”

Ao usar a solução da Ambar, as construtoras diminuem em 70% a mão de obra necessária nos canteiros, ao mesmo tempo em que reduzem a zero a geração de resíduos.

A startup já fabricou mais de 350 mil unidades e atende cerca de 700 construtoras — incluindo Cyrela, MRV, Direcional e Tenda — que pagam um valor por cada unidade construída.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.