Primeira tokenizadora regulada pela CVM libera cadastro; saiba como funciona


(FRD) – 04/04/22

Na última sexta-feira (1º), a Vórtx QR Tokenizadora, começou a primeira fase de operações da exchange (plataforma de negociação) baseada em tokens, selecionada pelo sandbox (ambiente regulatório experimental) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com a empresa, no estágio inicial, os cadastros poderão ser feitos por investidores qualificados e profissionais e emissores interessados em atuar na tokenização. A plataforma deve ser lançada em maio.

A Vórtx QR Tokenizadora é uma joint venture entre a Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais, e a QR Capital, holding do setor de blockchain e criptoativos.

Em outubro do ano passado, no âmbito experimental da CVM, as companhias foram selecionadas para desenvolver a primeira exchange baseada em tokens — regulada para o mercado de capitais.

A empresa explica que o sandbox regulatório da CVM é um ambiente experimental. Dentro dele, os participantes admitidos receberão autorizações temporárias e condicionadas a desenvolver inovações em atividades regulamentadas no mercado de capitais.

Diante da aprovação da Comissão, a Vórtx QR Tokenizadora afirma que terá a “responsabilidade inédita no Brasil de realizar a atividade de constituição e administração de mercado de balcão organizado de valores mobiliários, baseados na tecnologia de tokens e blockchain”.

A companhia ainda informa que serão selecionados 12 emissores de ativos para integrar o projeto. Isso acontecerá em ofertas públicas de valores mobiliários com reforços restritos, segundo a CVM.

O blockchain é um tipo de banco de dados compartilhado e inviolável. Para manter a segurança nos dados registrados, há o uso de criptografia.

O presidente e co-fundador da Vórtx, Juliano Cornacchia, o projeto estabelece a possibilidade de simplificar transações muito burocráticas. O executivo também destacou a chance de reduzir consideravelmente os custos envolvidos.

Segundo Cornacchia, “O processo de tokenização veio para ficar e vai mudar a forma que as pessoas fazem investimentos”.

O presidente da QR Capital, Fernando Carvalho, destaca a importância “do mercado cripto em direção a uma futura e ambiciosa fusão com o mercado tradicional”.

O executivo ainda informa que a tecnologia blockchain simplifica o desenvolvimento de ambientes de negociação menos onerosos — e mais eficientes e seguros. Isso tanto para o emissor quanto para o investidor.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.