O estacionamento automatizado ganhará força no Brasil?


(Portal Parking) – 12/05/22

https://www.linkedin.com/in/fernando-braz-179a4783/

Embora estacionamentos automatizados sejam comuns na Europa e Ásia, com destaque para a China, Japão e Coreia – Lembro que só agora eles estão ganhando força nos EUA e ainda não “decolaram” no Brasil – Como nossa missão é a de “ampliar a inteligência empresarial do segmento Parking no Brasil”, nada melhor do que provocar discussão de assunto tão polémico e, no meu caso, apaixonante.

Como vemos nos filmes sempre a imagem apenas de solução 100% robotizada (cara e com menor viabilidade no Brasil), cabe explicar mais sobre outras tecnologias mais utilizadas, descritas na ordem das soluções mais simples e “baratas” até as mais sofisticadas e “caras’.

Duplicadores e empilhadores – Muito utilizado no Brasil

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

São sistemas que levantam um carro para que os motoristas possam estacionar outro embaixo dele. Embora sejam baratos de construir, eles não são amigáveis para o motorista. Ter que mover um carro para chegar ao estacionado acima é inconveniente.

Sistemas de estacionamento semi automáticos

Esses sistemas são acessíveis, altamente configuráveis e atendem aos desafios de estacionamento mais atuais para propriedades onde arquitetos e desenvolvedores estão procurando maneiras de alocar maior quantidade de vagas na mesma área ou em área menor. Os sistemas podem ser colocados dentro de um edifício, no último piso de uma garagem ou mesmo em terreno comum.

Carrosel

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma das mais antigas soluções (veja foto em preto e branco) é o Carrossel / Rotativo, que permite estacionar até 14 veículos SUV ou 16 Sedan, veículos no espaço de apenas 2 -= Ao inserir a chave e pressionar o número da vaga, o “palet”  irá girar no sentido horário ou anti-horário. Ele detectará em que direção girar de acordo com o número do espaço – Indicado para uso com clientes internos.

Torre

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

São muito utilizadas na China,face ao melhor aproveitamento do terreno – Chequei a visitar torre com 50 veículos, ou seja, 25 andares num espaço de 3 – A foto do carro vermelho é nossa conhecida dos filmes de ação. Entretanto, a Torre mais utilizada é a da foto maior, com um elevador central atendendo a vagas dos dois lados. Muito usada na China para prédios residênciais e para clientes internos dos prédios comerciais. O tempo de entrega do veículo é maior que as outras tecnologias,mas tem um custo por vaga bem menor que o Carrosel.

 Quebra cabeça ou Puzzle

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

São os que apresentam melhor relação custos x benefício e o mais utilizado atualmente em garagens que atendam a clientes “avulsos” – É uma estrutura que se eleva e desliza para que cada carro possa ser acessado de forma independente –  Eles podem ser instalados dentro de um edifício ou em um estacionamento descoberto.

Nas instalações que visitei em Changhai observei um tempo médio de recuperação de 40 segundos (5 andares) e flexibilidade para muitos outros andares. Também visitei instalações em antigas garagens convencionais, ou seja, num espaço onde existia 3 pisos eles demoliram as lajes e instalaram equipamento com 7 andares – Com era para atender clientes internos ficaram visíveis as marcas das lajes em concreto. 

Este vídeo mostra bem como funcionam

https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8563655179535967325

Esta tecnologia também pode utizar concreto, economizando custo de construção e o tempo do seu projeto. Entretanto, contratar um especialista e fazer um estudo bem criterioso é muito importante para que façam a escolha certa, salientando que também agrega valor ao seu empreendimento por associar modernidade e tecnologia, além do menor custo de manutenção.

Totalmente automatizados

Os sistemas de estacionamento totalmente automatizados são como manobristas robóticos, muitas vezes incluindo áreas designadas onde o motorista sai do veículo e retorna para pagar e recuperá-lo. Ao contrário dos sistemas semiautomáticos, eles não precisam de atendentes ou funcionários para operar. Inicialmente, esses sistemas são mais caros, mas em alguns locais podem oferecer economias de custo que os tornam econômicos a longo prazo

Só no Japão tem mais de 2 milhões de vagas em estacionamentos automatizados, onde algum tipo de sistema mecânico transporta carros de e para as vagas. “Estacionamento automatizado”, “estacionamento robótico” e “estacionamento mecânico” são todos termos sinônimos. Veja no vídeo abaxo o maior estacionamento automatizado do mundo, com 2.314 vagas e que foi projetado e instalado pela Robotic Parking Systems Inc. e Mohamed Abdulmohsin Al-Kharafi & Sons em Al Jahra, Kuwait.

https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7349377380322371790

Esta tecnologia é muito utilizada, porque utiliza vários elevadores que fazem o transporte do veículos na vertical e muitos dispositivos que fazem o transporte na horizontal. Isso reduz muito o tempo entre o pagamento e recebimento do veículo. Visitei um hospital em Shanghai com cerca de 1.200 vagas automatizadas e o tempo entre pagamento e recebimento do veículo numa das raias de saída era infinitamente menor que qualquer operação com manobristas do Brasil.

Algumas das Vantagens destes Sistemas

  • Reduz a quantidade de espaço necessária para estacionamento em 40% a 80% , visto que a vaga de estacionamento não precisa ser tão larga quanto em um estacionamento convencional. Não há necessidade de rampas, caminhos para pedestres, escadas ou passarelas.
  • Oferece opções que são mais rápidas e mais baratas de construir e operar do que uma garagem convencional e pode, em alguns casos, ser movido se a demanda mudarou mesmo construir em fases;
  • reduz riscos com segurança, porque não há nenhuma pessoa dentro da garagem, ou seja, não há lixo / brigas / acidentes / etc.
  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa da construção e operação;
  • Reduz drasticamente os custos com implantação e manutenção dos sistemas de Iluminação, Ventilação, Sinalização, Manutenção, limpeza e o que sempre digo:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.