Caução QuintoAndar: parceria com Icatu oferece nova modalidade de garantia



(Exame) – 17/03/23

Recurso via título de capitalização permite que o locatário receba valor total da caução ao final do contrato

Um dos diferenciais do QuintoAndar, maior imobiliária digital do Brasil, é que o inquilino não precisa de um fiador para garantir que vai pagar o aluguel em dia. A plataforma faz uma análise de crédito própria, que aprova ou rejeita os futuros locatários. Para aqueles que não passam direto no crivo, o QuintoAndar agora irá oferecer uma nova modalidade de garantia, batizada de “caução QuintoAndar”.

A novidade será oferecida em parceria com a Icatu, uma das maiores seguradoras do Brasil. A Icatu entra com o diferencial do modelo, que é ofertado por meio de um título de capitalização ao invés do tradicional depósito caução. A principal diferença é que o título fica sob a custódia da seguradora, e não da imobiliária.

“É uma opção mais segura porque existem regulamentações que impedem a seguradora de mexer no dinheiro sem a autorização do depositante. O depósito é uma opção mais informal”, comentou Marcelo Oliveira, diretor de Capitalização da Icatu.

Como acontece no depósito, o locatário tem direito a receber o valor total ao final do contrato. Um benefício específico da modalidade do título é que o inquilino pode participar de sorteios realizados através da Loteria Federal. São dois sorteios mensais de três vezes o valor da caução.

Por que a caução?
O depósito caução é a modalidade de garantia mais utilizada pelos brasileiros, segundo o último censo feito pelo QuintoAndar em parceria com o Datafolha. A pesquisa, que ouviu mais de 3 mil pessoas em todas as regiões do Brasil, mostrou que o depósito caução é o recurso utilizado em 57% dos casos como garantia na hora de alugar, à frente do fiador, que fica com apenas 15% dos casos.

Com a parceria, o QuintoAndar consegue atender a essa demanda. “Em parceria com a Icatu, estamos ampliando as opções para nossos clientes, com uma experiência fluida e totalmente integrada [no aplicativo]”, afirmou Hugo Providente, diretor de produtos financeiros do QuintoAndar.

Atualmente a plataforma já oferece uma modalidade de garantia que é a fiança garantida, que funciona como um seguro fiança. O parâmetro varia entre 50% e 75% do valor de um aluguel e é pago anualmente. O preço é menor que o da caução, que cobra um valor cinco vezes maior que o valor do aluguel.

“A vantagem da caução é que o locatário recebe o valor total de volta ao final do contrato e precisa pagar apenas uma vez, o que não acontece com a fiança garantida. Dependendo do tempo que o locatário fica no imóvel, a fiança garantida é bem mais cara. Normalmente, a modalidade é uma opção para quem não tem todo o dinheiro disponível na hora de fechar o contrato”, explica Oliveira, da Icatu.

Pensando em como democratizar o acesso também à caução, a Icatu estruturou uma opção parcelada da garantia, com juros de 2,5% ao mês e possibilidade de parcelar o valor em até 18 meses.

O QuintoAndar não abre o potencial da parceria em números. Já a Icatu, estima que a parceria represente ao menos 10% do faturamento da gestora este ano, com o QuintoAndar sendo o maior parceiro da seguradora nessa modalidade de capitalização.

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.