Gazeta do Povo, 29/06/2008.
Na quarta-feira passada, o arquiteto italiano David Fisher anunciou, em Nova Iorque, o lançamento do Dynamic Tower, prédio giratório residencial de 80 andares que será construído inicialmente em Dubai e Moscou. A torre de 420 metros de altura foi projetada pela empresa de Fisher (Dynamic Architecture), com apartamentos a partir de 124 metros quadrados e villas (áreas residenciais maiores) com até 1.200 metros quadrados, cada uma com uma vaga de garagem dentro do apartamento.
O empreendimento é anunciado como o primeiro prédio em movimento do mundo. No entanto, este título pertence a Curitiba desde 2004, quando foi construído o Suíte Vollard, no Ecoville, pelo Grupo Moro. O edifício tem 11 apartamentos, um por andar, que podem girar 360 graus independentemente um do outro.
A grande novidade do Dynamic Tower é que ele gerará sua própria energia, por meio de turbinas eólicas instaladas em cada andar, e será o primeiro arranha-céu a ser construído com peças pré-fabricadas. Com a técnica, o arquiteto italiano afirma que cada andar do prédio poderá ser finalizado em sete dias. “De agora em diante prédios serão feitos em fábricas”, diz Fisher no site oficial de sua empresa.
O edifício de Dubai tem a conclusão da obra programada para 2010.