Captação facilitada: como ele afeta o mercado imobiliário?


(Vinícius Segalla- Construção mercado 83 ) – junho/2008

Se o cenário para o setor da construção civil já era favorável neste ano, o otimismo foi redobrado recentemente. A agência de risco Standard & Poor´s, no último dia de abril, elevou a nota do Brasil em moeda estrangeira, dando o status de “investment grade” ao País. Traduzido, o termo significa grau de investimento, e trata-se de uma recomendação de investimento. Algumas fundações e investidores estrangeiros só investem em países que possuem o tal grau de investimento. Assim, ao atingir essa classificação, o Brasil passa a ser visto por outros países como uma opção mais segura para o direcionamento de recursos financeiros.

Os especialistas consultados são unânimes ao apontar que os setores mais beneficiados com a mudança serão os bancários e a construção civil, além do varejo. As empresas do setor imobiliário, que já há alguns anos estão em processo de abertura e expansão de capital, terão mais facilidade para atrair investidores e recursos.

De acordo com análise do banco UBS Pactual, a nova classificação vai trazer “maior fluxo de capital externo aos mercados brasileiros, melhoras na oferta de crédito e apreciação do real, que deve contribuir beneficamente com o cenário inflacionário”. A instituição elenca as dez empresas que mais devem se beneficiar com o investment grade, e coloca duas companhias do setor da construção, entre elas: a Rossi Residencial e a PDG Realty. São companhias cujas ações o banco recomenda a compra. Para a instituição, o preço da ação da Rossi (RSI D3) deve chegar a R$ 35. No dia 9 de maio, estava em R$ 18. Antes disso, no dia 7, veio o primeiro grande aporte após o anúncio do investment grade: a administradora de capitais norte-americana Janus comprou 5,6% das ações da construtora. (Às vésperas de anunciar seus resultados do primeiro trimestre, a incorporadora preferiu não comentar os números e o cenário).


Entrada de capital

Outra empresa que já colhe os frutos do investment grade é a Gafisa. No dia 8 de maio, o banco de investimentos Morgan Stanley comprou 16 milhões de ações ordinárias da incorporadora, o que representa 12,4% do total de ações emitidas pela companhia na Bovespa. Mostrando que o interesse é puramente financeiro, o banco adiantou-se em anunciar que seu objetivo na aquisição foi apenas o de investimento, e o negócio não objetiva alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia.

Antes da aquisição, a Gafisa já comemorava o novo status da economia brasileira. “Estamos muito felizes por a Standard & Poor’s ter elevado o rating da dívida externa brasileira para investment grade. Isso será muito positivo para a economia brasileira em geral e deve aumentar a liquidez nos mercados de dívida e de capitais, pois agora mais investidores perceberão o forte potencial de crescimento do Brasil”, dizia Wilson Amaral, CEO da Gafisa, no dia 6 de maio no anúncio dos resultados da companhia no primeiro trimestre.

Não há motivos para crer que o contexto atual venha a se deteriorar em futuro próximo. O único senão, o aperto na política monetária a fim de conter a inflação, preocupa alguns, mas não ao ponto de apostarem em uma inversão da curva de crescimento. Em visita ao Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo) no começo de maio, Manoel Felix Cintra Neto, presidente da BM & F, resumiu o quadro atual. “Esse crescimento sustentado que o Brasil vive e o desenvolvimento dos mercados imobiliário e de capitais vieram para ficar. O investment grade começou com a estabilidade econômica em 1994, continuou com a responsabilidade fiscal e monetária do atual governo e é isso que trouxe o País para esse patamar.” Neto, por outro lado, criticou alguns pontos da política monetária. “Um país que é investment grade não era mais para pagar juros tão elevados. O setor público, que deveria ser o maior gerador de poupança, gasta mais do que deveria gastar. Ou seja, isso só vai se ajustar com uma política fiscal mais responsável, em que se gaste menos e demande menos capital.”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s