Monotonia e Tédio ou mudança e engajamento? (O poder da arquitetura durante uma simples caminhada pela cidade)


Por Guilherme Takeda – 29/10/2018

O poder da arquitetura durante uma simples caminhada pela cidade

Colin Ellard, Ph.D neurocientista da Universidade de Waterloo e diretor do Laboratório de Realidades Urbanas, liderou pequenos grupos monitorados por sensores de excitação emocional, em caminhadas para medir o efeito do ambiente urbano em seus corpos e mentes.
0 (1)

Passando pela longa fachada de vidro jateado de uma loja da Whole Foods em Lower Manhattan, seus estados de excitação e humor diminuíram. Fisiologicamente, eles estavam entediados e infelizes. Em suas descrições deste lugar, usaram palavras como insípido, monótono e sem paixão. Uma fachada simples afeta negativamente as pessoas.

0

Em contraste, quando chegaram a uma série animada de lojas e restaurantes, com muitas portas e janelas, os sensores mediram altos níveis de excitação física. Eles relataram sentir-se muito mais animados e engajados, misturados, socializando. Uma fachada complexa e interessante, afeta as pessoas de maneira positiva.

Segundo Ellard: “O santo graal no design urbano é produzir algum tipo de novidade ou mudar a cada poucos segundos. Caso contrário, nos tornamos cognitivamente desengajados.”

Há um arsenal enorme de possibilidades mais atuais e eficientes para criar um ambiente rico e estimulante que engaja as pessoas.

Vamos utilizar?

Fonte: Linkedin (Guilherme Takeda)
https://www.linkedin.com/pulse/monotonia-t%C3%A9dio-ou-mudan%C3%A7a-engajamento-guilherme-takeda/

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.