Veja as ações que mais se desvalorizaram em 2008


(UOL Finanças) – 04/09/08

O sobe-e-desce da Bolsa está um teste de resistência para qualquer investidor, mas, para alguns, a situação está ainda mais inquietante. São aqueles que apostaram em ações que têm se revelado verdadeiros micos. Segundo levantamento do economista-chefe da Corretora Souza Barros, Clodoir Gabriel Vieira, alguns papéis têm tido quedas muito superiores às da Bovespa durante este ano. Enquanto a Bolsa havia amargado perdas de 12,84% até o fim de agosto, 15 empresas perderam de 62,5% até 95% do seu valor no mesmo período (veja tabela no fim deste texto).

Escândalos
É o caso, por exemplo, da Agrenco, empresa da área de agronegócios que viu sua cotação virar pó
após denúncias de fraude no balanço e desvio de recursos.

A Parmalat e a Laep, holding que controla a Parmalat, também perderam 94,74% e 87,7%, respectivamente, desde o começo do ano. Segundo o economista, estas empresas ainda sofrem com a repercussão negativa do escândalo do leite com soda cáustica.

Má fase
Mas não são apenas os escândalos que justificam a queda exacerbada das 15 ações que mais perderam valor no período. O ramo imobiliário, que tem quatro empresas listadas neste ranking (Inpar, Abyara, Tenda e EZtec), é um exemplo disso.

A alta da inflação, da taxa de juros e o aumento do preço do aço fez com estas empresas tivessem sua previsão de ganhos muito diminuída, explica Vieira.

Outro segmento que vem sofrendo constantes desvalorizações é o das empresas do setor aéreo, como Gol (-66,27%) e Varig (-69,80%).

Além da alta do petróleo, que afeta diretamente o custo das operações, contribuíram para a queda o
apagão aéreo, que fez diminuir a procura por este tipo de transporte, e dois acidentes aéreos de grandes proporções, ocorridos no curto intervalo de dois anos.

Maiores quedas até 28/ago/08

Maiores quedas até 28/ago/08

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s