Arquiteto aponta oportunidades para a construção de empreendimentos mistos


(Mercado Imobiliário, Pamêla Reis)

Augusto França Neto destacou a expansão dos shoppings abertos como pólos agregadores de atividades durante conferência internacional da Latin American Real Estate Society.

O mercado de edifícios multifuncionais deve se fortalecer nos próximos anos. É o que defendeu o arquiteto Augusto França Neto, professor da Universidade Mackenzie, durante a 9ª Conferência Internacional da LARES (Latin American Real Estate Society), realizada entre os dias 13 e 15 de outubro em São Paulo. O evento reuniu profissionais e acadêmicos para a apresentação de trabalhos, cases e painéis sobre o mercado imobiliário no Brasil e no mundo.

Para Neto, a agregação de funções em um mesmo empreendimento – escritórios, lojas, hotel, residências, centro de convenções etc – desponta não apenas como uma das soluções para os problemas de mobilidade dos grandes centros, mas também como pólo gerador de desenvolvimento em municípios menores.

Um dos expoentes dessa tendência são os shoppings abertos. Os chamados open mall’s têm surgido na grande São Paulo e em cidades do interior do estado para dar apoio a complexos multifuncionais integrados a eles. França Neto cita exemplos em Indaiatuba, Itu, Campinas e São Caetano do Sul, e destaca a demanda por centros de convivência regionais, que cumpram no bairro a função antigamente exercida pelas praças. “O shopping não é mais um equipamento unitário, é um elemento agregador de atividades e precisa ter espaços de permanência”, comenta.

i148990

O arquiteto enumera as vantagens econômicas e ecológicas do shopping aberto, como a redução da energia gasta com iluminação diurna e ar condicionado, além da consequente redução dos custos de condomínio para o lojista. “A vegetação e os espelhos d’água [nos canteiros do shopping] criam um microclima artificial, além de manterem o ambiente mais agradável”, finaliza.

Pátio São Caetano, projeto open mall do arquiteto Augusto França Neto

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s