Amplie seu compacto


(Gazeta do Povo, Guia Casa) – 20/11/09

Soluções simples garantem um melhor aproveitamento do espaço no apartamento. Piso, cores, nichos, iluminação e espelhos oferecem mais conforto para aos moradores

O planejamento para dar amplitude a um apartamento compacto começa na planta. “Cuido para manter a funcionalidade da casa, dimensionando os espaços para colocar adequadamente móveis e eletrodomésticos”, afirma o arquiteto Orlando Busarello, que é um dos responsáveis pelo projeto do Le Parc Residence, empreendimento com apartamentos de um e dois quartos da incorporadora Inves­park. Para ele, a grande sacada dos apartamentos compactos é eliminar o máximo de paredes.

Uma dica do arquiteto é unir o espaço de refeições com o de estar. “Pode-se fazer uma bancada e ganhar mais espaço”, sugere. Além disso, produtos com abertura frontal são mais indicados pela facilidade de acesso. Portas de correr também são recomendadas porque não tomam espaço ao fechar e abrir. Os armários e estantes podem ser usados como divisórias, para dar mais privacidade ao ambiente. “É interessante se fazer um jogo de cheio e vazio”, diz o arquiteto. Ou seja, pode-se brincar e explorar os nichos, alternando objetos para dar um efeito interessante na decoração.

Tintas
Para tetos e paredes, o ideal é o uso de cores claras e luminosas. Os tons mais fortes podem tornar o ambiente muito pesado, mas estão liberados para serem usados em alguns detalhes. Para os pisos, o material de revestimento pode ser o mesmo em todos os ambientes, com a cor igual. Quem quiser fazer a diferenciação do piso das áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e lavanderias, deve cuidar para não misturar muitas tonalidades: no máximo dois tons. “Pisos cerâmicos e pétreos, como ardósias e arenitos impermeabilizados, proporcionam um ambiente quente e agradável e têm um preço bom”, pondera.

Iluminação
Assim como os móveis, a iluminação de um espaço compacto deve ser planejada. “Deve-se levar em conta que a iluminação não pode aquecer o ambiente”, ressalta a light designer Adriana Sypniewski, que indica o uso de lâmpadas frias. “As halógenas, dicróicas e ARs podem aparecer de forma pontual”, explica.

O uso em pontos específicos cria cenários diferentes, na opinião de Busarello, que aconselha dimerizar a iluminação para destacar detalhes, como quadros. Ele atenta para cuidar da iluminação natural do apartamento e destaca que um bom projeto de luz artificial consegue dar mais amplitude para o local.

Para os que pensam em usar gesso para rebaixar o teto, um alerta. “O ideal é que o pé direito não seja menor que 2,4 metros, porque o gesso diminui o espaço ideal”, diz Adriana. A light designer ainda indica lustres cromados, brancos ou com toques leves de cristal para ampliar o ambiente. Os projetos de iluminação requerem uma atenção especial para medir a capacidade elétrica do apartamento e aumentá-la, se necessário.

Espelho
O uso de espelho é um recurso comum. “Com criatividade, dá ao espaço mais conforto visual e psicológico. Tem um efeito bacana e brinca com o lúdico”, diz Busa­rello. As maneiras de usar são variadas: em detalhes, com recortes especiais ou do chão ao teto. “Com recortes, podemos adaptar pequenas luminárias ou balizadores sobre ele, dando pequenos toques de luz”, diz Adriana.

Mobiliário
Além de apostar na multifuncionalidade e conforto dos produtos, é possível escolher entre móveis modulados e marcenaria. “Os móveis sob medida se encaixam de modo confortável no ambiente”, comenta Adriana. É por meio do mobiliário que é possível imprimir mais personalidade ao ambiente. Busarello aposta na mescla de produtos modernos e antigos. “É preciso mesclar para não deixar a casa parecida com um showroom. O segredo é mais estilo do que modismos”, diz.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s