Vida single vira tendência no mercado imobiliário


(Gazeta do Povo, Guia Casa) – 20/11/09

Espaços normalmente habitados por solteiros, os pequenos studios, kitinetes ou lofts são tendência no mercado imobiliário e despertam a criatividade na hora de decorar

O perfil de pessoas que optam por morar sozinhas tem se mostrado maior nas grandes cidades. O chamado público single passou de 3,6 milhões para 6,7 milhões no Brasil entre 1997 e 2007, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE). Em Curitiba, o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) estima que 10,67% das residências tenham apenas um morador. O público single é diverso, composto por estudantes, executivos, profissionais liberais, aposentados, entre outros.

Quem opta por morar sozinho normalmente busca imóveis me­­nores em condomínios completos. Na hora de decorar um apartamento com menos de 35 metros quadrados aproveitar cada centímetro é fundamental.

“Os apartamentos com essa metragem normalmente têm um layout pré-determinado, em que não é possível mudar tubulações ou ligações elétricas, por exemplo. Entram as mini-cozinhas, os espelhos em locais estratégicos e os armários com o melhor aproveitamento de espaço possível”, aponta o arquiteto Eden Silva, da Móveis Mobtec. Ele é responsável pela decoração de um apartamento com 26 metros quadrados onde foi utilizado piso laminado em tom claro e móveis que combinam amadeirado e espelho. “As portas não têm puxadores aparentes para deixar mais leve”, diz.

As cortinas são de tecido branco, com alguns detalhes em tons de bege e marrom. “Como esse apartamento foi projetado para ser alugado para perfis diferentes de pessoas, o melhor é investir em cores neutras e deixar os detalhes marcantes para os objetos”, acrescenta Silva.

A arquiteta Débora Nicolau, da Móveis Portiere, também responde pela decoração de um apartamento compacto com 30 metros quadrados. Ela afirma que a circulação é o ponto mais importante nesse tipo de projeto para evitar que o morador se sinta “sobrando” no apartamento. “A pessoa precisa comer, dormir, trabalhar e relaxar, tudo isso em um espaço muito pequeno. Sem ter armários 100% sob medida será uma missão impossível”, explica.

No projeto assinado por Débora todas as paredes e armários são brancos e apenas a cortina e um painel de resina acima da cama têm um pouco de cor. “Incluímos tons de lilás para quebrar o branco e deixar mais aconchegante”, diz.

O mais famoso truque para ampliação foi usado pela arquiteta. “Há um espelho na entrada que dobra o tamanho”, diz. Para dividir a minicozinha do quarto, há uma bancada em MDF branco e um vidro que acompanha o móvel que acomoda o frigobar. “Nesse vidro é possível trabalhar com plotagem de adesivos, que pode ser substituída para se adequar ao morador”, aponta Débora.

A iluminação é discreta composta por spots embutidos no teto e duas luminárias: uma na mesa lateral e outra na bancada de trabalho, abaixo do painel da tevê.

O contraste entre banco e tabaco criaram um ambiente sóbrio, funcional e otimizado no apartamento de 35 metros quadrados, com interior assinado pela decoradora Elaine Figueira Ferraz de Carvalho. Foi utilizado piso laminado de madeira em tom claro e pintura branca nas portas e teto; e pérola nas paredes. “Como se trata de ambiente compacto existe a necessidade de uma criação neutra, considerando que o usuário terá um espaço único.”

Na cozinha, para fugir dos armários padronizados, Elaine projetou uma adega e uma prancha de madeira com suporte para as taças. “Optei por deixar o microondas sobre a bancada de granito, acima do frigobar, assim consegui um ambiente mais requintado.” Os demais armários, todos de marcenaria, são na cor tabaco para contrastar com o branco da parede.

Entre o quarto e a cozinha há uma bancada de granito, o mesmo utilizado na pia, e uma divisória de vidro jateado em arte abstrata.

Os tecidos finalizam o ambiente e reafirmam o ar sóbrio. “Na cortina investi em tecidos leves e amassados, com detalhes em pedraria. Para contrastar, usei um tecido rústico marrom na cama”, justifica.

Para trazer um pouco de verde ao ambiente, a decoradora incluiu um cachepô de vidro com raspas de madeira e um arbusto de pequeno porte.

Ousadia tecnológica
Os pequenos studios exigem um projeto de decoração onde tudo é encaixado, o que não significa que seja preciso seguir um padrão. “É possível ousar em acabamentos e objetos para imprimir o jeito do morador em um pequeno espaço”, explica o arquiteto Jayme Bernardo, responsável pela decoração do studio de 27 metros quadrados exposto no plantão de vendas do condomínio Neo Super Quadra.

Em apartamentos com essa metragem só há paredes para delimitar o banheiro, os demais ambientes são integrados. “O segredo é trabalhar com as possibilidades diversas que o mercado de móveis oferece. Hoje se tem muitas opções pensadas para quem vai morar em um apartamento pequeno”, ressalta.

Logo na entrada, Bernardo incluiu um espelho amplo para marcar a chegada. “O espelho não pode ser um recurso aleatório. Precisa ter uma justificativa. Senão acaba não cumprindo o papel de ampliar o espaço”, comenta.

No projeto desenhado por ele, a cama pode se tornar um sofá para ser utilizado quando se recebe visitas. Uma área de home office foi projetada junto à cama. O móvel da bancada da cozinha é também uma mesa de jantar. “Como o espaço é todo aberto, os móveis devem ser baixos para não poluir visualmente”, recomenda.

No piso, uma inovação. Foram encaixadas na cozinha chapas metálicas usadas, por exemplo, nos pisos de ônibus. “Essa solução dá um ar tecnológico e moderno, que é acompanhado na cozinha de inox que fica dentro da sala”, diz Bernardo. O restante do imóvel tem laminado em madeira rústica.

O balcão que delimita a cozinha é em madeira branca, assim como os demais armários. “Inclui alguns detalhes em grafite para seguir a linguagem tecnológica.”

Anúncios

Um comentário sobre “Vida single vira tendência no mercado imobiliário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s