Inmetro desenvolve novo sistema de qualificação hoteleira


(PINIweb, Mauricio Lima) – 30/11/2010

Regulamento Avaliação da Conformidade deve ser lançado pelo Ministério do Turismo até o final de 2010.

Deve ser lançado em dezembro o Regulamento de Avaliação da Conformidade para o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que visa a cadastrar e classificar hotéis e pousadas no País, em diferentes categorias.

Criado a pedido do Ministério do Turismo (MTur), o regulamento divide os meios de hospedagem em sete categorias: hotel, hotel fazenda, hotel-histórico, pousadas, flats, resorts e cama e café (hospedagem domiciliar). Além disso, os empreendimentos serão classificados pelo sistema de estrelas, de um a cinco.

Três conjuntos serão considerados na avaliação: infraestrutura – como tamanho do quarto e da cama, banheiros, elevador; serviços -, recepção, internet, lavanderia e piscina; e sustentabilidade, nos aspectos relacionados com meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede.

O sistema foi construído após a análise da experiência em 24 países, além da participação de empresários, acadêmicos e a sociedade civil, inclusive no período de consulta pública. Além disso, o regulamento recebeu considerações do setor hoteleiro, da sociedade e partes interessadas feitas durante as oficinas realizadas para cada tipo de meio de hospedagem e durante o período de consulta pública.

Segundo Luciane Lobo, analista da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, existem cerca de 15 mil meios de hospedagem no país, sendo que apenas sete mil são cadastrados. “Queremos colocar o Brasil como um dos principais pontos turísticos do mundo, até mesmo para eventos internacionais. Para isso, precisamos expandir, melhorar a qualidade dos serviços e regularizar o setor. O turista vai poder pagar pela escolha dele e não mais ser surpreendido. Já consolidamos os comentários da consulta pública com a Comissão Técnica e o regulamento final será publicado até o final do ano”, disse Luciana.

O novo sistema será de adesão voluntária. Para solicitar a nova classificação, o meio de hospedagem deve estar em situação regular no Cadastur, Sistema do MTur. Os proprietários que quiserem podem se submeter ao processo de classificação mediante a cadastro prévio no site do MTur com informações sobre o estabelecimento. Após realizada a solicitação, o representante do Inmetro no Estado irá ao local conferir e avaliar a estrutura. A classificação do empreendimento terá validade de três anos.

Um comentário sobre “Inmetro desenvolve novo sistema de qualificação hoteleira

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.