(Agência de Notícias PMC) – 26/10/10
A partir de dezembro a Prefeitura de Curitiba contará com um sistema eletrônico para solicitação do alvará de construção. O Sistema Auxiliar de Análise de Projetos (SAAP) foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Urbanismo com o Instituto Curitiba de Informática (ICI).
“O sistema vai facilitar a vida do cidadão. Vai ficar mais ágil o processo para o requerente. Ele não vai precisar pedir vários protocolos em diferentes órgãos da Prefeitura. Será apenas um protocolo e o sistema vai encaminhar para os setores competentes”, explicou a secretária municipal do Urbanismo, Suely Hass.
Na última quinta-feira (21) o SAAP foi apresentado para a Câmara Setorial, que é formada pelos representantes das entidades de classe: Associação dos Escritórios de Arquitetura do Paraná (ASBEA), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR), Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário (ADEMI), Sindicato da Indústria da Construção do Civil do Estado do Paraná (SINDUSCON), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Sindicato dos Arquitetos do Estado do Paraná (SINDIARQ).
O sistema é inédito no Brasil e será disponibilizado no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) no mês de dezembro. As entidades que fazem parte da Câmara Setorial já realizam testes pilotos em um link provisório fornecido pela Secretaria Municipal do Urbanismo. As avaliações são feitas para correções e ajustes no sistema, caso sejam necessários.
Como vai funcionar
O Sistema Auxiliar de Análise de Projetos (SAAP) vai realizar uma pré-análise dos dados do projeto arquitetônico, já apontando eventuais inconsistências. “Um dos principais pontos do sistema é a transparência. O cidadão vai poder acompanhar o passo a passo dos trâmites para liberação do alvará de construção pela internet, com apenas um número de protocolo”, explicou o diretor do departamento de Controle de Edificações, Walter da Silva.
A análise do projeto arquitetônico será feita eletronicamente e somente no final do processo serão impressos os documentos. “Vão diminuir os custos para arquitetos, engenheiros e conseqüentemente para todos os cidadãos”, observou Silva. Os estudos para desenvolver o sistema levaram mais de um ano.
O SAAP faz parte do projeto Sistema Integrado de Atendimento às Demandas da População, do programa Bom Governo do prefeito Luciano Ducci, que é coordenado pela Secretaria Municipal da Administração e também participam as secretarias do Meio Ambiente, da Saúde de Obras Públicas.
3 comentários sobre “Alvará de construção será feito pela internet”