Alvará de construção será feito pela internet


(Agência de Notícias PMC) – 26/10/10

A partir de dezembro a Prefeitura de Curitiba contará com um sistema eletrônico para solicitação do alvará de construção. O Sistema Auxiliar de Análise de Projetos (SAAP) foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Urbanismo com o Instituto Curitiba de Informática (ICI).

Tela do SAAP

“O sistema vai facilitar a vida do cidadão. Vai ficar mais ágil o processo para o requerente. Ele não vai precisar pedir vários protocolos em diferentes órgãos da Prefeitura. Será apenas um protocolo e o sistema vai encaminhar para os setores competentes”, explicou a secretária municipal do Urbanismo, Suely Hass.

Na última quinta-feira (21) o SAAP foi apresentado para a Câmara Setorial, que é formada pelos representantes das entidades de classe: Associação dos Escritórios de Arquitetura do Paraná (ASBEA), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR), Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário (ADEMI), Sindicato da Indústria da Construção do Civil do Estado do Paraná (SINDUSCON), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Sindicato dos Arquitetos do Estado do Paraná (SINDIARQ).

O sistema é inédito no Brasil e será disponibilizado no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) no mês de dezembro. As entidades que fazem parte da Câmara Setorial já realizam testes pilotos em um link provisório fornecido pela Secretaria Municipal do Urbanismo. As avaliações são feitas para correções e ajustes no sistema, caso sejam necessários.

Como vai funcionar
O Sistema Auxiliar de Análise de Projetos (SAAP) vai realizar uma pré-análise dos dados do projeto arquitetônico, já apontando eventuais inconsistências. “Um dos principais pontos do sistema é a transparência. O cidadão vai poder acompanhar o passo a passo dos trâmites para liberação do alvará de construção pela internet, com apenas um número de protocolo”, explicou o diretor do departamento de Controle de Edificações, Walter da Silva.

A análise do projeto arquitetônico será feita eletronicamente e somente no final do processo serão impressos os documentos. “Vão diminuir os custos para arquitetos, engenheiros e conseqüentemente para todos os cidadãos”, observou Silva. Os estudos para desenvolver o sistema levaram mais de um ano.

O SAAP faz parte do projeto Sistema Integrado de Atendimento às Demandas da População, do programa Bom Governo do prefeito Luciano Ducci, que é coordenado pela Secretaria Municipal da Administração e também participam as secretarias do Meio Ambiente, da Saúde de Obras Públicas.

Anúncios

3 comentários sobre “Alvará de construção será feito pela internet

  1. Pingback: Aprovação de projetos (Curitiba) « Mercado Imobiliário

  2. Pingback: Alvará de construção será feito pela internet | Finance Planet

  3. Pingback: Tweets that mention Alvará de construção será feito pela internet « Mercado Imobiliário -- Topsy.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s