Gafisa testa quatro softwares BIM


(Pineweb) 15/12/2010

Gerente de projetos da construtora afirma que a intenção não é selecionar a melhor plataforma, mas manter a diversificação

A Gafisa está desenvolvendo cinco projetos residenciais para testar os diferentes softwares BIM (Building Information Modeling) disponíveis no mercado. A empresa montou cinco equipes envolvendo funcionários da construtora, projetistas terceirizados e consultores, uma para cada empreendimento. A iniciativa foi apresentada pelo gerente de projetos da Gafisa Ewerton Bonetti durante o Seminário BIM, promovido pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) no último dia 10.

Com o software Revit estão sendo projetados um empreendimento em Brasília e um em Goiânia. Com a ferramenta da Bentley, um imóvel em Santos. Com o VectorWorks, um em São José dos Campos. E com o ArchiCAD, outro prédio em Goiânia.

“O objetivo é conhecer melhor cada uma das ferramentas e explorar o potencial dos projetistas”, explica Bonetti. “Para o futuro, nossa intenção é que 100% dos projetos da Gafisa sejam desenvolvidos com BIM, mas isso acontece no médio prazo. Em 2011 vamos dar continuidade a esses cinco projetos e devemos iniciar outros quatro.”

Ewerton Bonetti informa que, mesmo após a extensão do BIM a todos os projetos, a Gafisa pretende continuar usando as quatro plataformas. “Nunca pensamos em fazer tudo com uma ferramenta só. Nossa intenção sempre foi diversificar. Não queremos monopólio, queremos abrir o leque”.

Ele justifica que, desta forma, a empresa dá aos projetistas mais liberdade para escolher o software que melhor se adapte a cada um. Porém, adverte: “É claro que se percebermos que alguma ferramenta não está se adaptando à nossa expectativa, ela pode ser descartada. Mas até o momento não descartamos nenhuma”.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.