Primeira fase do metrô de Curitiba deverá custar R$ 2,25 bilhões


(Pineweb) 31/03/2011

  Linha Azul deverá ter 21 estações e 22,4 km de extensão

 

A prefeitura de Curitiba protocolou junto ao Ministério das Cidades, no início da semana, o projeto para a implantação da primeira fase da linha de metrô da capital paranaense, que será chamada de Linha Azul. De acordo com o projeto, as obras deverão custar aproximadamente R$ 2,25 bilhões, que podem ser provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. A resposta do governo federal deverá sair até o dia 12 de junho.

A Linha Azul deverá ter, em sua primeira fase, 13 estações. Já a segunda parte compreende a implantação de outras oito estações. Ao todo, a linha deverá percorrer 22,4 km, indo da região sul até a região norte da cidade. O metrô deverá ter capacidade para 1.450 passageiros.

A primeira estação, a CIC-Sul, será a única elevada. Outras 12 estações serão construídas com o NATM (New Austrian Tunneling Method). As outras oito estações serão construídas com o sistema cut and cover.

A estrutura de cobertura, então, é apoiada nas estacas e, posteriormente, se processa a escavação, a estruturação do piso e o revestimento das estacas (paredes). Em grande parte do trecho, a estrutura da via estará bastante próxima ao nível atual da canaleta, somente se aprofundando onde não sejam viáveis as relocações de interferências existentes.

Com a implantação do metrô, a área da canaleta exclusiva, hoje utilizada pelo ônibus biarticulado, será totalmente reurbanizada. A nova área abrigará ciclovia, calçadão para pedestres, arborização e equipamentos de lazer. Nas áreas onde estarão as estações, serão implantados quiosques comerciais, proporcionando áreas de convivência. Nesses locais também serão implantadas as bilheterias e demais estruturas necessárias ao funcionamento do metrô.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s