Fritjof Capra: a sociedade é um sistema conectado


(Amanhã) – 20/05/11

Um dos mais importantes propagadores da ciência, filosofia e ecologia, Capra entende que uma nova forma de poder está se consolidando a partir da difusão das redes sociais. Ele foi um dos palestrantes da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2011), realizada em Curitiba pela Fiep

Termina hoje a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI) 2011, que acontece desde terça-feira, dia 17 de maio, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. Estiveram no evento mais de 200 palestrantes, entre eles nomes como Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, e Parag Khana, ex-assessor político do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O físico Fritjof Capra, autor de livros como o Tao da Física, Ponto de Mutação e As Conexões Ocultas, foi a grande atração da noite de quinta-feira, dia 19.

Saudando o público com um longo cumprimento em português, o austríaco conquistou, de cara, a simpatia das mais de 2 mil pessoas que lotaram o auditório para assisti-lo – muitas delas de pé. Fritjof Capra defendeu que estamos diante de um novo momento, em que o mundo passa a ser entendido como uma rede. “Todos aqui conhecem as redes sociais como Twitter e Facebook, mas muitas décadas antes deles serem desenvolvidos os cientistas já haviam descoberto que as redes são a base dos sistemas vivos, o modelo comum da vida”, disse. O que as redes sociais fazem é potencializar essas conexões.

Capra falou que estamos saindo de uma sociedade de máquinas para entrar em um sistema conectado. “Hoje, o poder não acontece mais através do controle, de processos hierárquicos, mas pelas conexões.” E completou: “Essa força de comunicação é bloqueada nos Estados Unidos porque as organizações não querem essa mudança. Mas aqui, no Brasil, existe uma boa comunicação entre governo, empresas e sociedade civil. E vocês deveriam tirar proveito disso”, sugeriu.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.