Em 2013, 73 edifícios de mais de 200 metros de altura foram construídos em todo o mundo


(Téchne) – 28/01/14

Com 355 metros de altura, o edifício mais alto construído no ano passado foi o JW Marriott Marquis Hotel Dubai Tower 2, em Dubai

O Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) divulgou recentemente um relatório sobre os prédios mais altos do mundo. Chamado de “Edifícios em Números”, a pesquisa mostra que um total de 73 edifícios de mais de 200 metros de altura foram construídos no ano passado, o que configura o segundo ano em que mais edifícios do padrão foram finalizados.

O edifício mais alto construído em 2013 foi o JW Marriott Marquis Hotel Dubai Tower 2. Com 355 metros de altura, a torre, que conta com 82 andares, foi construída em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A segunda e a terceira colocação do ranking ficaram com o Mercury City Tower, na Rússia, e Modern Media Center, na China, respectivamente.

Ao todo, 54 arranha-céus ou três quartos das torres mais altas do mundo, foram concluídas na Ásia. Em contrapartida, a América com apenas três torres com mais de 200 metros ficou na última colocação entre os continentes. Na América Latina, aliás, apenas o Bicsa Financial Center, no Panamá, aparece no ranking na décima quinta colocação.

Quanto aos países, a China foi o país que mais construiu novos empreendimentos com mais de duzentos metros, fechando o ano com 37 edifícios espalhados por 22 cidades. Os Emirados Unidos seguem logo atrás com 10. A Coreia do Sul, com 9 torres, também desempenha um papel importante nas estatísticas.

Dos 73 novos prédios construídos em 2013, 25 deles são comerciais (34%), 22 são mistos (30%), 22 são residenciais (30%) e apenas 4 são hotéis (5%).

Agora, levando em consideração as estruturas dos materiais das super torres, dos 73 edifícios construídos no ano passado, 46 foram de concreto (63%), 23 mistas- concreto e aço (32%), 2 apenas de aço (3%). O relatório não conseguiu informações sobre os materiais de dois arranha-céus presentes no ranking.

Ainda de acordo com o CTBUH, se todos os arranha-céus construídos em 2013 fossem empilhados um sobre o outro, se criaria um edifício de 17.662 metros de altura, configurando o segundo maior total na história do ranking, só ficando atrás de 2011.

Segundo o relatório, a construção dos arranha-céus pelo mundo está em aceleração. Em 2012, haviam sido construídos 66 edifícios do padrão. Porém, o recorde nas construções das super torres continua com o ano de 2011. Na ocasião, 81 novos prédios gigantes foram construídos.

Confira o relatório na íntegra, clicando no link: Edificios_mais_200m_2013

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s