Publicada nova norma para controle de fumaça nas escadas de segurança dos edifícios


Portal PINIweb
14/01/14

Elaborado pelo CB-24, texto disponibiliza um “checklist” de procedimentos técnicos e testes necessários para a aprovação do sistema de pressurização de escadas
Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A nova norma (NBR 14880) para controle de fumaça por pressurização nas escadas de segurança dos edifícios foi publicada e entrará em vigor a partir do dia 8 de fevereiro. O texto, elaborado pela Comissão de Estudo do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-24), especifica uma metodologia para manter livres da fumaça as escadas utilizadas como rota de fuga dos edifícios.

Além da normativa estabelecer conceitos de aplicação, princípios gerais de funcionamento e parâmetros básicos para o desenvolvimento do projeto de escadas, o novo texto oferece um “checklist” de procedimentos técnicos e testes necessários para a aprovação do sistema de pressurização de escadas.

Quando a norma ainda estava em consulta pública, em julho do ano passado, o coordenador do CB-24, Major Carlos Cotta Rodrigues, afirmou que o texto resolveria um antigo problema. “Com a NBR anterior, ocorria o seguinte problema: contratava-se empresa para instalar o sistema de pressurização de escadas; outra empresa para instalar sistema de detecção e alarme de incêndio, e mais outra empresa para instalação do grupo moto-gerador automatizado; mas, ninguém sabia que os sistemas deveriam ser integrados”, diz.

Rodrigues ainda ressalta que: “com o novo ‘checklist’, procuramos restringir tais erros na contratação e alertar os contratantes que, ao solicitar as instalações, deverá pensar no conceito de integração. Tudo tem que funcionar de forma harmônica e eficiente”.

O texto da NBR 14880 – Saídas de Emergência em Edifícios – Escada de Segurança – Controle de fumaça por pressurização está disponível para compra no site da ABNT.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s