Venda de imóveis cai 14% no primeiro semestre deste ano


(Folha de São Paulo) – 18/08/16

As vendas das grandes incorporadoras caíram 13,93% na primeira metade deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015, aponta índice da Abrainc (associação do setor) feito em parceria com a Fipe.

Foram 49,8 mil unidades comercializadas no semestre, o pior resultado desde o começo da série histórica do indicador, iniciada em 2014.

No acumulado dos últimos 12 meses até junho, a retração foi de 15%. O desempenho reflete a continuidade da crise econômica do setor, afirma o vice-presidente executivo da entidade, Renato Ventura. “Apesar dos recentes sinais positivos, a liberação de crédito imobiliário ainda é um problema. Os bancos seguem com as torneiras pouco abertas, e os dados da poupança preocupam.”

O segmento econômico, ligado ao Minha Casa, Minha Vida, mantém uma demanda mais aquecida que o restante do mercado, segundo ele. No primeiro semestre, o financiamento com recursos do FGTS, voltado à habitação popular, subiu 1,3%.

Apesar de ainda não arriscar uma projeção sobre quando haverá uma retomada do setor, Ventura enxerga sinais de que um momento de inflexão estaria próximo. “É um mercado historicamente cíclico, e as empresas fizeram ajustes importantes em seus lançamentos, o que tem equilibrado a oferta.”

Na primeira metade deste ano, o número de novos imóveis continuou abaixo do índice de vendas, diz ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s