(Gazeta Mercantil – SP) – 27.06.2008
O potencial de crescimento do mercado imobiliário brasileiro atraiu a atenção de mais um fundo de private equity internacional, o JER Partners, que acaba de abrir seu escritório no País e prospecta investimentos no setor. O alvo do fundo no Brasil são os segmentos residencial e de shopping centers. O montante a ser investido não foi revelado. Atualmente, o JER está presente nos Estados Unidos, Europa e Rússia, com investimentos totais de US$ 4,5 bilhões.
A crise do subprime, que reduziu o crédito imobiliário no mercado internacional, foi fundamental para a escolha do Brasil. “Aqui o risco inexiste. Os bancos financiam com muita cautela e os valores nunca atingem 100% do total do imóvel. Os financiamentos são de 80%. Com isso, o imóvel continua sendo boa garantia”, afirma o responsável pelas operações do fundo no País, Roberto Perroni.
Estudo da PricewaterhouseCoopers dá uma dimensão do potencial do setor e mostra que, em 2007, houve 21 operações de entrada de private equity investindo em shopping centers e 16 em construção de imóveis. No ano anterior, apenas um shopping center e outros 13 imóveis receberam recursos.