Vendas de imóveis em São Paulo tiveram leve recuperação no primeiro trimestre


(Construção Mercado) – 20/05/2009

Segundo balanço do Secovi-SP, foram comercializados 4,8 mil unidades no período. Com lançamento do “Minha Casa, Minha Vida”, vendas de moradias devem chegar a 29 mil

O primeiro trimestre de 2009 registrou uma leve recuperação no número de unidades habitacionais lançadas e vendidas em São Paulo. No total, a cidade teve o lançamento de 3,2 mil moradias e a comercialização de 4,8 mil imóveis. Isso é o que mostra o balanço do mercado imobiliário divulgado pelo Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) nesta quarta-feira (20).

O maior número de unidades vendidas em relação às lançadas indica a diminuição dos estoques de remanescentes das construtoras. “A velocidade de vendas sobre oferta dos últimos meses de 2008 foi muito baixa, o que criou os estoques de imóveis. Mas, o que se vê agora, é que está havendo um escoamento muito grande dessas unidades”, afirma Celso Petrucci, economista-chefe e diretor executivo do sindicato.

Para a entidade, parte do aumento no número de vendas e lançamentos de imóveis se deve ao programa “Minha Casa, Minha Vida” que, mesmo anunciado no dia 25 de março, já era divulgado pela mídia desde o começo do ano, motivando e aquecendo a procura da população por imóveis. “A exposição gratuita do programa levou ao aumento do movimento nos plantões de vendas em todos os segmentos”, avalia Petrucci.

Apesar dos bons resultados, as 3,2 mil moradias lançadas nos primeiros três meses do ano ainda são poucas em comparação às 7 mil registradas no mesmo período de 2008. O ritmo de vendas, que atingiu média de 8% nos três primeiros meses de 2009, também é menor em relação aos 16,2% de 2007 e os 13,8% de 2008. No entanto, o Secovi-SP prefere comparar os dados de 2009 com o ano de 2006, já que, para a entidade, o ano passado e 2007 foram atípicos para a construção civil. “No primeiro trimestre de 2006, o volume de lançamentos residenciais foi de 2,7 mil unidades, 13% abaixo do resultado dos três primeiros meses de 2009”, ressalta Petrucci.

Segundo sondagem do Secovi-SP realizada no início de maio com empresas do setor, a expectativa é que aumente o número de vendas entre 20 e 25% em abril com relação a março. Já para o ano, a entidade acredita que serão lançadas 28 mil unidades e comercializadas 29 mil moradias na cidade de São Paulo.

Unidades vendidas x lançadas - município de São Paulo

Unidades vendidas x lançadas - município de São Paulo

Lançamentos Residenciais (trimestre) - município de São Paulo

Lançamentos Residenciais (trimestre) - município de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s