Paranaense lança primeiro livro brasileiro sobre tecnologia da Modelagem da Informação na Construção


(Paraná Portal) 5/10/2015

bim

No dia 6 de outubro, às 18h30, o Sinduscon-PR abre as portas da sede social, no bairro Centro Cívico, para discutir um tema muito importante para a construção civil brasileira: BIM (Building Information Modelling), ou Modelagem da Informação da Construção.
Na ocasião será lançado o livro “Entendendo BIM”, escrito pelo engenheiro civil Tiago Francisco Campestrini, diretor da Campestrini Tecnologia. “A tecnologia BIM vem revolucionando a construção civil no mundo e traz redução de riscos e melhora na qualidade dos empreendimentos”, afirma o autor do livro e pioneiro do uso da tecnologia no Brasil.
A Campestrini Tecnologia é uma empresa incubada no Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná desde 2011. Ao longo destes anos a empresa se aprofundou nos estudos sobre a tecnologia, nascida na década de 70, nos Estados Unidos.
“Nosso objetivo sempre foi desenvolver serviços em BIM focados em redução de custos para o mercado da construção civil”, explica o engenheiro civil. Já trabalham em parceria com a Campestrini Tecnologia a VCG Incorporadora, a Racional Construtora e a Coonstrucap, ambas de São Paulo.
A tecnologia foi aplicada em empreendimentos hospitalates, nos projetos de 230 aeroportos regionais espalhados pelo país e na fábrica da montadora Jaguar/Land Rover.
O livro “Entendendo BIM” fornece a base necessária para que o mercado da construção civil aprenda a usar a nova tecnologia da maneira mais adequada. O material foi criado para ser um guia prático que explica o que é o BIM e o quanto efetivamente as empresas ganham com a utilização da tecnologia e para quais empresas o BIM é indicado.

Entendendo BIM
O livro foi desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção (GrupoTIC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dentro das dependências do Centro de Estudos de Engenharia Civil (CESEC) em parceria com a Campestrini Tecnologia e o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-Pr) e do Instituto IDD de Pós-Graduação.

Autores:
Eng. Civil Tiago Francisco Campestrini, Eng. Civil Marlon Câmara Garrido, Prof. Dra. Maria do Carmo Freitas, Prof. Dr. Ricardo Mendes Jr. e Prof. Dr. Sérgio Scheer.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s