Startup traz orçamento, cronograma, relatório e medição de obras online


(StartSe – Tainá Freitas) 4/06/2018

Você já imaginou construir uma startup sem conhecer o que são startups? Foi o que Antônio Fascio e Fábio Santos fizeram quando criaram a OrçaFascio em 2010. Quando Fascio teve a ideia de criar a empresa, a definição não era popular no Brasil.

Antônio Fascio teve a ideia de criar a própria empresa após anos de experiência na construtora da família. Na construtora, ele fazia uma atividade muito semelhante ao propósito da startup: redigia orçamentos de obras. Contudo, sabia que este podia ser um processo muito melhor se transformasse em algo escalável. Sem saber, criaria uma startup para tal.

Orçamentos

Entre os serviços que a startup oferece hoje são orçamentos, mas totalmente automatizados – e atualizados de acordo com a tabela SINAPI de todo o Brasil. A OrçaFascio oferece orçamentos e cronogramas de obras, business inteligence, medição de obras, análise de pedidos de compra e relatórios para engenheiros e construtoras. “O orçamento traz desde quantas horas de pedreiros e serventes serão necessárias até quantos metros cúbicos de areia e a quantidade de pregos utilizada”, comenta Antônio Fascio.

Atualmente, as soluções da OrçaFascio estão disponíveis gratuitamente ou através de uma assinatura mensal, que traz uma cartela de produtos mais completa e desenvolvida. Os assinantes possuem acesso a uma medição de obras que utiliza inteligência artificial para cruzar os dados do orçamento e cronograma (outra ferramenta paga) para verificar se o estágio da obra está agindo de acordo com o programado.

Medição de obras

É claro que, para realizar essa medição, é necessário que o engenheiro forneça as informações necessárias, como fotos e status da obra. “Queremos evitar que nossos clientes tenham prejuízo em suas obras. Pois se o engenheiro errar em uma única obra, pode quebrar a empresa”, afirma Fascio.

Business Inteligence

Quando um engenheiro faz um orçamento de obra na OrçaFascio e estabelece o próprio preço, o software da startup compara o valor com os realizados no mercado. “Se o engenheiro pratica um preço acima do mercado, sinalizamos com a cor vermelha, avisamos que ele está acima”, comenta Fascio. O Business Inteligence é uma forma do engenheiro ter um termômetro do mercado, pontuando suas escolhas de preço.

Jornada de compras

Durante uma obra, é constante a aquisição de novos materiais. Mas como medir se os materiais são realmente necessários ou estão sendo desperdiçados? A OrçaFascio decifra esse problema através de sua jornada de compras, que tem base no orçamento e cronograma inicial. “Cruzamos o pedido com o orçamento e dizemos se para aquela obra o pedido tem sentido ou não. Falamos ‘Para essa obra, esse pedido está ok’, medindo quantidade, tipo de material, entre outros”, afirma Fascio.

Para o fundador da empresa, um diferencial da OrçaFascio é que a empresa utiliza a inteligência artificial para dar informação aos engenheiros.

Uma trajetória com obstáculos

A OrçaFascio é uma startup do Amapá – e isso adicionou algumas dificuldades aos empreendedores, principalmente no começo em 2010. “Nessa época, não havia internet banda larga no estado e demorávamos uma noite inteira para baixar um arquivo de 20 megas”, diz Fascio.

Outro obstáculo para a startup foi a falta de informação. Isso porque foi apenas em 2014, 4 anos depois da criação da empresa, que os fundadores conheceram o conceito de startup. Aconteceu em uma Campus Party em Recife, no qual apresentaram um pitch. Apesar do desconhecimento do ecossistema, os fundadores tiveram sucesso e ganharam o prêmio de “Equipe Destaque” no evento.

O evento foi um momento de virada para a startup, foi Fascio passou a estudar o ecossistema. “As pessoas focam muito que precisam de dinheiro para desenvolver, eu discordo. Eu precisei de conhecimento. Quando adquiri o conhecimento necessário, a startup passou a ser lucrativa”, comentou Fascio.

Até então, a startup não tinha um modelo de negócios desenvolvido. O serviço era totalmente gratuito e Santos e Fascio esperavam que as empresas anunciassem na plataforma, o que não estava rendendo lucro. Quando desenvolveram o modelo de negócios atual, a OrçaFascio começou a se desenvolver.

Mudança para São Paulo e atuação no Canadá

A OrçaFascio está em processo de mudança do Macapá para Santo André, em São Paulo. E 2018 será um ano intenso de mudanças para a empresa porque a empresa criará um escritório no Canadá até o final do ano.

A mudança para São Paulo é uma forma de se aproximar do ecossistema de startups do país, enquanto a presença no Canadá inicia a internacionalização da empresa. Atualmente, mesmo sem possuir tradução para outras línguas, a startup possui clientes nos Estados Unidos.

Além disso, no Canadá a OrçaFascio começará a atuar na tecnologia BIM, que cuida desde a planta à entrega das chaves nas obras. Essa tecnologia já está sendo amplamente utilizada fora do país, e é um rumo que a OrçaFascio pretende seguir, trazendo esse processo pro Brasil.

A OrçaFascio é uma startup de Construtech – ou seja, que está revolucionando o setor imobiliário utilizando a tecnologia. Soluções como a OrçaFascio e como a tecnologia pode ser uma ferramenta para inovar e trazer melhorias nesse setor serão abordados no evento Construtech Conference, para unir o ecossistema de startups do segmento – algo que foi importantíssimo para o empreendedor neste caso. O evento acontecerá em fevereiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.