(Gazeta do Povo)
09/02/14
Comemorada hoje, a data lembra a importância da atividade, valorizada com a oferta crescente de qualificação
O 9 de fevereiro, Dia do Zelador, é pouco lembrado por moradores e usuários de edifícios residenciais e comerciais. Mas o trabalho desses profissionais é cada vez mais valorizado pelo mercado imobiliário – entidades do setor e também empresas, como a incorporadora Invespark e a imobiliária Apolar, vêm investindo na qualificação da categoria, fundamental para o bom funcionamento dos condomínios.
Em uma cidade cada vez mais verticalizada, o papel do zelador no dia a dia de edifícios com alto fluxo de pessoas ganha importância. A Invespark, que incorpora e constrói torres residenciais e comerciais com grande número de unidades compactas, mantém um acompanhamento pós-venda de seus empreendimentos para conhecer o uso dos imóveis. A empresa percebeu que a parceria com zeladores cria uma ponte com esses profissionais e também melhora o feedback em relação a condôminos, visitantes, usuários e prestadores de serviços de condomínios.
Há pouco mais de um ano, a incorporadora criou o Clube do Zelador para estreitar relacionamento e potencializar o desenvolvimento profissional da categoria. O Clube oferece treinamentos com temas ligados ao dia a dia dos condomínios, como prevenção a incêndios, elevadores, trabalho em altura, fissuras, trincas e rachaduras no imóvel. Além das temáticas, aborda-se também aplicação de métodos para o gerenciamento de equipes.
Já no primeiro ano houve grande adesão dos profissionais que cuidam dos empreendimentos da Invespark. O diretor de incorporações da empresa, Eduardo Quiza, observa que a profissão de zelador cresce em importância na vida das cidades. “Ele é fundamental nos condomínios de casas, apartamentos e comerciais, pois sua atuação compreende uma gama de especialidades que refletem no bem estar dos moradores”, afirma.
Multitarefas
A responsabilidade dos zeladores envolve várias atribuições, como supervisão de funcionários, vistoria de equipamentos, distribuição de correspondências, fiscalização e acompanhamento de serviços, manutenções e controle de orçamentos e produtos. O Clube coloca os profissionais em contato com tecnologias e procedimentos rotineiros, com ênfase em atuação ética, orientando para o enfrentamento de diferentes situações no trabalho e promovendo o perfil multitarefa que o mercado exige.
Na Apolar Imóveis, a iniciativa de qualificação tem três anos. A Casa do Porteiro contabiliza mais de mil profissionais, treinados em cursos de 10 horas, que abordam temas como relacionamento interpessoal, segurança do trabalho, serviços administrativos e informática.